Topo

Barros tem Charlie Brown de trilha e faz da Vila "local de treino" no skate

Brasileiro Pedro Barros dá "rolê" de skate na Vila Olímpica em Tóquio: Charlie Brown Jr. tem sido a trilha sonora - Reprodução / Instagram
Brasileiro Pedro Barros dá "rolê" de skate na Vila Olímpica em Tóquio: Charlie Brown Jr. tem sido a trilha sonora Imagem: Reprodução / Instagram

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/08/2021 04h00

Fatalmente os atletas que estão hospedados na Vila Olímpica se depararam em algum momento do dia com um jovem de cabelo tingido de verde e amarelo saltando com seu skate em bancos, corrimãos, escadarias, muros e tudo o que servir de obstáculo no local que abriga os competidores em Tóquio. Trata-se de Pedro Barros, esperança de medalha do Brasil na modalidade que debuta nos Jogos.

Com estreia marcada para hoje (4), às 21h (horário de Brasília), na categoria "Park", o skatista tem se tornado uma atração no conglomerado de prédios que serve de concentração às delegações fazendo dali uma espécie de "espaço de treinos" extraoficial. É comum ver atletas de outras nacionalidades fazendo fotos e vídeos do catarinense praticando suas manobras radicais.

Como trilha sonora no dia a dia que antecede sua competição, Pedro Barros tem usado e abusado da banda de rock brasileira Charlie Brown Jr., que teve em seu falecido vocalista Chorão um expoente e defensor da prática do skate.

Seu primeiro registro no Instagram dando um "rolê" na Vila Olímpica, por exemplo, teve como canção de fundo a música "Tamo Aí Na Atividade", do álbum de mesmo nome lançado pelo Charlie Brown Jr. em 2004, onde as práticas do skate e do surfe são citadas na letra.

Barros desfruta dos Jogos após correr risco com doping

O ambiente de pluralidade das Olimpíadas, principalmente na Vila Olímpica, tem encantado Pedro Barros, que até garantir sua presença nos Jogos viveu momentos de tensão após ser flagrado no exame antidoping com uma substância derivada da maconha em 2018.

A sua pena, que poderia ser de até dois anos, acabou sendo uma sanção retroativa de seis meses, que por fim, acabou não prejudicando a sua classificação para Tóquio.

Sempre extrovertido, o brasileiro chegou a testar ao seu modo a famosa cama de papelão na Vila, bastante falada por ter como objetivo evitar relações sexuais neste período pandêmico. Em suas redes sociais, ele postou vídeos praticamente manobras sobre o móvel no quarto onde está hospedado.

Barros é hexacampeão do X-Games, considerado o Mundial do skate, e atualmente é o quarto colocado no ranking mundial.

Skate já garantiu duas pratas ao Brasil

Até o momento, o skate fez valer as expectativas de ser uma das modalidades com maior esperança de medalhas para o Brasil. Na primeira semana em Tóquio, por exemplo, Rayssa Leal — a Fadinha — e Kelvin Hoefler obtiveram a prata na categoria "street".

Agora, no "park", além de Pedro Barros, Luizinho Francisco e Pedro Quintas representarão o Brasil no masculino.

Já a competição feminina foi ontem, e teve Dora Varella e Yndiara Asp na 7ª e 8ª colocação, respectivamente. Isadora Pacheco não se classificou para as finais.

Rayssa Leal com a medalha de prata dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 - Getty Images - Getty Images
Rayssa Leal, de apenas 13 anos, com a medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Imagem: Getty Images