Topo

Brasil fica sem pódio no vôlei de praia pela 1ª vez na história olímpica

Alison durante jogo contra dupla da Letônia pelas quartas de final do vôlei de praia nas Olimpíadas de Tóquio - Sean M. Haffey/Getty Images
Alison durante jogo contra dupla da Letônia pelas quartas de final do vôlei de praia nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: Sean M. Haffey/Getty Images

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio (Japão)

03/08/2021 22h53

Com a eliminação de Alison e Álvaro nas quartas de final, o Brasil acabou com sua única chance de medalha no vôlei de praia das Olimpíadas de Tóquio. A dupla masculina era a última restante entre as quatro parcerias brasileiras nestes Jogos. Com isso, esta se torna a primeira Olimpíada da história sem Brasil no pódio da modalidade.

O Brasil sempre esteve representado entre os três melhores do vôlei de praia desde os Jogos de Atlanta em 96, quando a modalidade foi incluída no programa olímpico. Com as eliminações de Ana Patrícia e Rebecca e de Ágatha e Duda em Tóquio, será a primeira vez que o país não contará com uma dupla feminina medalhista desde os Jogos de Pequim, em 2008.

Ágatha e Duda —a primeira foi medalhista na Rio-2016, com Bárbara— eram a principal esperança no vôlei de praia feminino em Tóquio. Elas foram eliminadas nas oitavas de final pelas alemãs Laura Ludwig e Margareta Kozuch.

Entre os homens, o Brasil sobe no pódio desde 2000, em Sydney, com direito a dobradinhas como a prata de Márcio e Fábio e o bronze de Ricardo e Emanuel nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Alison e Álvaro estavam bem na disputa de Tóquio. Eles venceram dois dos três jogos na fase preliminar —perderam apenas para os Estados Unidos, por 2 sets a 1, em jogo equilibrado. Nas oitavas, derrotaram a dupla mexicana formada por José Luis Rubio Camargo e José Gaston Gaxiola Leyva com tranquilidade, por 2 sets a 0.

Apesar disso, eles acabaram perdendo para os letões Edgar Tocs e Martins Plavins, os mesmos que não deram chances aos brasileiros Bruno Schmidt e Evandro e venceram as oitavas por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/18. Na noite desta terça-feira (no Brasil), os adversários não tiveram dificuldades para repetir o placar, mas com parciais de 21/16 e 21/19, em 43 minutos de partida.

Veja o histórico de medalhas do Brasil no vôlei de praia em Olimpíadas:

Atlanta-1996
Feminino:
Ouro (Jaqueline e Sandra) e prata (Mônica e Adriana)

Sydney-2000
Feminino:
Prata (Adriana Behar e Shelda) e bronze (Adriana e Sandra)

Masculino:
Prata (José Marcos e Ricardo)

Atenas-2004
Feminino:
Prata (Adriana Behar e Shelda)

Masculino:
Ouro (Ricardo e Emanuel)

Pequim-2008
Masculino:
Prata (Márcio e Fábio) e bronze (Ricardo e Emanuel)

Londres-2012
Feminino:
Bronze (Juliana e Larissa)

Masculino:
Prata (Alison e Emanuel)

Rio-2016
Feminino:
Prata (Ágatha e Barbara)

Masculino:
Ouro (Alison e Bruno Schmidt)