Topo

Ana Patrícia tem desidratação e deixa vôlei de praia de cadeira de rodas

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

03/08/2021 00h05

Logo após deixar o jogo contra a dupla suíça formada por Vergé-Dépré e Heidrich, a brasileira Ana Patrícia passou mal e caiu no chão da zona mista — local de entrevistas com a imprensa. Segundo Rebecca, a parceira já não se sentia bem desde domingo à noite (no Brasil) e chegou a praticamente desmaiar. Na partida, ela ainda não estava 100% e quase desistiu do duelo que valia vaga nas semifinais do vôlei de praia das Olimpíadas de Tóquio, mas seguiu firme para ir até o fim.

De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil, Ana Patrícia sentiu náuseas durante a partida, provocadas pelo forte calor. Ela teve uma leve desidratação, e foi atendida pelo médico Felipe Hardt, do COB. A atleta já passa bem.

"A gente sabe que não foi fácil, mas está bem feliz. Eu sei o quanto a Patrícia lutou nesse jogo, ela sentiu muito. Entre domingo e segunda-feira (do Brasil), ela passou mal. Então eu já sabia que seria um jogo mais difícil por ela ter de se recuperar. mas estou muito feliz por ela, o que ela doou. E vários momentos, ela pensou em desistir, e eu ao lado dela, tentando segurar ali para a a gente aguentar até o final", destacou Rebecca.

"A gente não sabe o que aconteceu. Ontem a gente acordou, fomos para a academia, e ela passou mal, parecia que ia apagar, eu segurei. Quase que eu caio junto com ela, porque ela é muito grande. Mas a gente não sabe qual foi a situação que a fez passar mal. Ela passou o dia muito enjoada, muito fraca. Hoje ela veio para cá do mesmo jeito. A gente já sabia que seria um jogo difícil e que ela teria de se superar. Em vários momentos do jogo, ela pensou em parar e eu segurei a mão dela para a gente ir até o fim, até onde dava. Estou feliz porque no fim ela sempre se supera, joga com dor, sou mais fraca para isso. Fez uma boa partida, demos tudo. Como eu falei, elas sacaram muito bem, conseguiram manter mais constância e foi o diferencial no jogo", acrescentou.

Ainda segundo o COB, o mal-estar de Patrícia começou justamente pelo forte calor em Tóquio. Ela foi avaliada pelo departamento médico e competiu na noite desta segunda-feira.

A dupla brasileira foi derrotada pelas suíças por sets 2 a 1 nas quartas de final. Com parciais de 19/21 e 21/18 e 15/12, a dupla europeia dominou a partida nos momentos finais e não deu chances para as brasileiras, que muito lutaram. Foi a primeira participação de Ana Patrícia e Rebecca em Jogos Olímpicos.

"É incrível. Vi o quanto o torneio é grandioso, quanto precisa ter de concentração, torneio longo, do que a gente está acostumada. tentei conversar com pessoas do Brasil que conquistaram medalha, para passar um pouco mais de experiência. Incrível viver isso aqui, cada jogo é uma final. Você não consegue jogar relaxado aqui em momento nenhum. Tem de dar o 100% em todo jogo. Fiquei muito feliz, gosto de jogo assim, não gosto de jogo fácil. É onde a gente consegue tirar o nosso melhor, fazer o diferencial. Tenho certeza que Paris será diferente porque eu e a Patrícia, do Brasil, éramos as únicas que não tinham experiência olímpica, e o quanto amadureceu com essa, Paris será diferente", destacou Rebecca.

Ana Patrícia recebeu atendimento médico do Time Brasil logo que deixou a arena Shiokaze Park. Segundo Rebecca, até ontem elas não sabiam o motivo do mal-estar da parceira, que teve início na noite de domingo (do Brasil). As atletas, portanto, já sabiam que o jogo seria complicado, mas foram com foco total.