PUBLICIDADE
Topo

Máscara de 'vilão do Batman' dos EUA é inspirada em origamis japoneses

Máscaras da delegação dos EUA geraram memes e comparações ao personagem "Bane", vilão de Batman - Twitter / Team USA
Máscaras da delegação dos EUA geraram memes e comparações ao personagem "Bane", vilão de Batman Imagem: Twitter / Team USA

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/08/2021 12h00

Delegação mais numerosa das Olimpíadas de Tóquio, a equipe dos Estados Unidos adotou um visual "clean" no uniforme, mas que acabou não passando de maneira despercebido ao público. A exótica máscara de proteção utilizada pelos atletas, fabricada pela Nike, tem rendido memes.

O acessório contra a covid-19 possui dobras na parte frontal que motivaram comparações dos próprios americanos ao personagem "Bane", eterno vilão de Batman.

Mas, segundo a Nike, que é a fornecedora esportiva oficial da delegação americana, as máscaras tiveram como inspiração os tradicionais origamis japoneses.

"O design de pregas exclusivo, inspirado no origami, permite fluxo e volume de ar ideais dentro da máscara de malha leve", explicou a Nike em comunicado ao site NPR.

Embora possuam um design arrojado, as máscaras não são consideradas ideais para a linha de frente do combate à covid-19, como as tradicionais N95. Sua proposta, de acordo com a própria Nike, é facilitar a prática esportiva.

No site oficial da empresa o utensílio está a venda, mas por um preço bastante salgado. Quem quiser comprá-lo terá que desembolsar US$ 60 (cerca de R$ 312).

O que é origami?

Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar papel, criando representações de determinados seres ou objetos com dobras geométricas, sem cortes ou uso de cola. Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil grous (um tipo de ave) de origami terá um pedido realizado.