Topo

New York Times cria conta que coloca os EUA na liderança das Olimpíadas

Anthony Ervin and Gary Hall Jr., dos Estados Unidos, com a medalha de ouro da prova dos 50 metros livre nas Olimpíadas de Sydney, em 2000 - Nick Wilson /Getty Images
Anthony Ervin and Gary Hall Jr., dos Estados Unidos, com a medalha de ouro da prova dos 50 metros livre nas Olimpíadas de Sydney, em 2000 Imagem: Nick Wilson /Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/08/2021 01h09

As Olimpíadas de Tóquio caminham para a sua semana final. Segundo o quadro de medalhas do COI, 73 delegações já conquistaram ao menos uma medalha. A contagem realizada pelo Comitê Olímpico traz na liderança quem tem mais ouros.

Com disso, a China é quem aparece no topo da tabela. Afinal, são 51 medalhas, sendo 24 ouros, 14 pratas e 13 bronzes. Mas nos Estados Unidos há modelos com resultados diferentes.

O jornal "New York Times", por exemplo, também estampa uma contagem que tem como critério o total de medalhas. Assim, os Estados Unidos assumiriam a liderança com 60 medalhas: 20 ouros, 24 pratas e 16 bronzes.

O periódico também criou um sistema de cálculos que medem valores relativos das medalhas de ouro em relação às de prata e bronze. Várias contas foram feitas atribuindo diferentes valores a cada posição do pódio.

Há a seguinte frase para explicar as contas: "Se uma medalha de ouro vale o mesmo que 350 de prata e uma prata vale 2 bronze, os Estados Unidos ocupam o segundo lugar. Se uma medalha de ouro vale o mesmo que 1,04 de prata e uma prata vale um bronze, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar." Em outras palavras, foram feitas dezenas de contas, cada uma atribuindo um valor diferente às pratas e aos bronzes.

Na maioria dos resultados finais dos cálculos, os americanos ficam na liderança, seguidos por China e Rússia.

E o Brasil com isso?

Segundo o atual ranking do COI, o Brasil é o 18º colocado, com dois ouros, três pratas e cinco bronzes. Caso fosse considerada a contagem norte-americana, o país estaria na 15ª colocação, com 10 medalhas já conquistadas nesta edição das Olimpíadas.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto, o Brasil tem duas medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze, e não duas medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. A informação foi corrigida.