Topo

Sorte no amor e no jogo: Fratus é treinado pela esposa Michelle Lenhardt

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

31/07/2021 22h58

Medalhista de bronze na noite deste sábado nos 50m livre, nas Olimpíadas de Tóquio, Bruno Fratus contou com uma parceria gigante na caminhada rumo ao pódio. Sua esposa Michelle Lenhardt é também treinadora e assumiu o comando técnico do nadador em 2016.

Foi obra do acaso. O casal vive nos Estados Unidos, e o antigo técnico do brasileiro, Brett Hawke, não pôde mais acompanhá-lo nas competições. Em meio ao turbilhão de emoções após o difícil resultado na Rio-2016, veio mais essa e Fratus entrou em depressão. Michelle foi a peça fundamental para ajudá-lo a se reerguer.

"A gente estava no Alabama, sem contato com praticamente ninguém, e não tinha quem pudesse treiná-lo", diz Michele, que também é nadadora e abraçou a missão. "Eu já tinha tirado minhas certificações de personal trainer e health coach e aí assim que eu assumi o cargo de treinadora do Bruno, eu entrei para a USA Swimming. Hoje eu sou integrante da federação americana de natação", contou Michelle.

Foi a melhor coisa que aconteceu na vida e na carreira de Fratus, que ainda conta com a orientação do australiano. O casal foi se adaptando e conciliou as relações marido/ mulher e atleta/treinadora. A chavinha virou, ele se reconstruiu até se tornar o gigante de hoje.

"Sou o atleta mais sortudo da face da terra, porque eu tenho pais que me incentivaram desde o começo da minha carreira, e sou treinado pela minha esposa e pelo meu melhor amigo. Mais uma cambada de gente que ficaria uma semana aqui falando nomes e que eu faço questão de ligar, encontrar pessoalmente, uma a um, e agradecer todo mundo. Extremamente injusto que tenha subido nesse pódio sozinho e falar com vocês sozinho. Eu tive um dos trabalhos mais fáceis, que é subir no bloco e dar o tiro. Michelle teve de abrir mão de muita coisa, planos e sonhos, para estar aqui hoje. E dos meus pais. Estou felizão, mas acima de tudo, estou muito grato", disse Fratus.

fratus - Satiro Sodré/SSPress/CBDA - Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Bruno Fratus faz coração com as mãos após conquista a medalha de bronze nos 50m livre nos Jogos Olimpicos-Tóquio 2020
Imagem: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Um dos maiores desafios, no início, foi encontrar um equilíbrio entre ser esposa e treinadora de Fratus. "No começo foi bem difícil. Não que a gente tenha uma hierarquia familiar, mas muitas vezes o homem receber um 'comando' da própria esposa era complicado. Às vezes, quando a esposa-treinadora está brava com o atleta, no caso o marido, ela fala um pouco mais alto, chama atenção de uma forma mais ríspida... A gente chegou a se desentender em alguns momentos", lembrou.

O casal tentou separar as coisas e não falar de trabalho em casa. "Mas não funcionou, porque o nosso assunto acaba voltando para natação. Com o tempo, tudo foi fluindo de forma natural. Acreditamos muito no diálogo. Estabelecemos o papel de cada um no time, porque os dois querem o mesmo resultado", conta Michelle.

Hoje, os dois já mostraram que estão mais do que alinhados e têm sintonia de sobra. É sorte no amor e no jogo, também.

"Mas tem centenas de pessoas a agradecer aqui. Muita gente do COB, da CBDA, do Minas Tênis Clube. E eu queria agradecer dois caras. (...) Michelle, minha esposa, com certeza, o que ela falou antes de eu entrar na prova fez toda a diferença. Brett Hawke, meu melhor amigo e meu técnico, que estava mais ansioso que eu", agradeceu após a conquista.