PUBLICIDADE
Topo

Alison dos Santos vai às semifinais dos 400m com barreiras nas Olimpíadas

Alison dos Santos após se classificar para a semi dos 400m com barreiras no Jogos Olímpicos de Tóquio - REUTERS/Lucy Nicholson
Alison dos Santos após se classificar para a semi dos 400m com barreiras no Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: REUTERS/Lucy Nicholson

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Tóquio

29/07/2021 23h34

Na primeira bateria da classificatória para as semifinais do 400m com barreiras, Alison dos Santos fez boa prova, com tempo de 48s42, e garantiu a segunda posição, atrás apenas de Arderrahman Samba, do Catar. Nesta primeira fase, os quatro primeiros de cada série avançam, e Abdelmalik Lahoulou, da Argélia, e Kemar Mowatt, da Jamaica, fecharam os classificados.

O brasileiro fez uma prova sem sustos e com tranquilidade, sem forçar muito nos metros finais, para conquistar a classificação. Segurando no fim, Alison reforçou, após a corrida, que a estreia foi como o esperado, sem exigir muito, já que ele buscava se preservar para as próximas etapas.

Com apenas 21 anos, o brasileiro entra como um dos favoritos ao pódio ao lado do norueguês Karsten Warholm, atual recordista mundial, do jamaicano Kyron McMaster, do estadunidense Rai Benjamin e de Samba. Campeão do Pan-Americano de 2019, Alison foi o primeiro brasileiro na história a correr a prova abaixo dos 48s.

Na terceira bateria, Marcio Teles buscava a segunda vaga para o Brasil nas semifinais, mas ficou apenas em sexto. Apesar de fazer uma corrida em que chegou a brigar pela última vaga, o brasileiro perdeu gás na reta final e ficou para trás, deixando a classificação escapar.

Na mesma série, o favorito Warholm fez uma corrida tranquila, conseguindo a classificação mesmo segurando bastante no fim.