Topo

Jogadores do Brasil alertam para "bobeiras" após susto contra Alemanha

Paulinho finaliza para fazer o quarto do Brasil contra a Alemanha, na estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Lucas Figueiredo/CBF
Paulinho finaliza para fazer o quarto do Brasil contra a Alemanha, na estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colaboração ao UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

22/07/2021 11h34

O Brasil venceu a Alemanha por 4 a 2 na estreia do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na manhã de hoje (22), no horário de Brasília, mas viu um jogo com cenário para lá de positivo, ganhar contornos quase dramáticos no fim, e o alívio vir apenas nos acréscimos.

Após a partida, nomes como o experiente Daniel Alves e Paulinho, autor do quarto gol canarinho, fizeram um alerta para que os erros demonstrados pelo time comandado por Jardine não voltem a acontecer ao longo da competição.

O Brasil fez três gols — todos com Richarlison —, em 29 minutos de jogo. Porém, a Alemanha chegou ao segundo gol e encostou no placar aos 38 minutos da etapa final. O atacante ex-Vasco, porém, balançou a rede aos 48 e afastou a possibilidade de um empate.

"Não [pode bobear], sobretudo quando se enfrenta uma escola tão sólida quanto à alemã. Muito fria, muito calculista, sabe a hora de golpear, tem de ficar muito atento porque pode ser surpreendido. Mas acho que nas vitórias também aprendemos lições e, na de hoje, temos de levar essa consciência, de que o jogo tem de ser sólido tanto ofensiva quanto defensivamente, não podemos facilitar. Rivais também jogam e o jogo pode complicar em algumas bobeiras", disse Daniel Alves.

Paulinho salientou a intensidade com a qual o Brasil entrou no jogo, mas enfatizou que erros como a equipe levou gols "bobos" e tais falhas não podem se repetir.

"Tivemos chance, no primeiro tempo, de fazer quatro, cinco gols. Não esperávamos entrar no jogo com a intensidade que entramos. Digo por jogar contra uma escola muito boa mundialmente. É um clássico mundial, e, para a gente, foi inesperado fazer três gols logo em seguida. Mas, no segundo tempo, demos uma dormida e tomamos dois gols bobos, por culpa nossa mesmo, coisa que não pode acontecer em uma competição com essa, tão importante. Acredito que, com as oportunidades que tivemos, podemos criar mais chances para fazer mais gols ao longo da competição", apontou.

Líder do Grupo D, o Brasil volta a campo no domingo, às 5h30 (de Brasília), contra a Costa do Marfim, que venceu a Arábia Saudita na primeira rodada.