Topo

Simone Biles defende italiana após acusação de racismo em fake news

Simone Biles é uma das favoritas ao ouro olímpico na ginástica artística - Jamie Squire/Getty Images
Simone Biles é uma das favoritas ao ouro olímpico na ginástica artística Imagem: Jamie Squire/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/07/2021 13h14

A ginasta Simone Biles saiu em defesa da italiana Vanessa Ferrari após uma fake news ganhar força nas redes sociais. Nos últimos dias, circulou na internet um vídeo falso que acusa a ginasta da Itália de racismo contra a norte-americana.

"Parem de atacar a Vanessa. Ela sempre foi gentil comigo e com a equipe dos Estados Unidos. Esse incidente aconteceu anos atrás, mas foi outra pessoa que fez o comentário. Espero te encontrar, Vanessa, e te dar uma desculpa formal pelos ataques de todos. Até lá, boa sorte para você e para a Itália. Te vejo por aí", escreveu Simone em publicação nas redes sociais.

O vídeo que deu início aos ataques compara as performances de Ferrari e Biles, além de sugerir que a italiana teria relacionado o desempenho da norte-americana a cor de sua pele. A declaração, no entanto, foi feita em 2013 por outra ginasta da Itália, Carlotta Ferlito.

Após a repercussão, Vanessa tambpem usou as redes sociais para esclarecer o mal-entendido.

"Estou sendo atacado com comentários e insultos por uma frase racista, dirigida a Simone Biles que eu nunca disse! Isso foi dito por uma companheira de equipe em 2013, e não tenho nada a ver com isso. Alguém me culpou injustamente, e isso é compartilhado sem primeiro verificar se isso é verdade. Acredito que antes de compartilhar você deve se informar, basta pesquisar no google e fica claro quem disse isso. Aqueles que estão compartilhando isso contra mim devem tomar suas próprias consciências, porque estão culpando a pessoa errada. Além disso, o vídeo que é compartilhado mostra quando me machuquei. Se você compartilhar essa informação falsa, você não é melhor do que aquele que disse a frase racista", declarou.

Polêmica à parte, as ginastas se preparam para o início dos Jogos em Tóquio. Dona de quatro ouros olímpicos, Simone Biles, de 24 anos, é a principal favorita aos títulos no Japão. Já Vanessa Ferrari, de 30 anos, busca a sua primeira medalha olímpica em sua quarta participação nas Olimpíadas.