Topo

Chilena é oficialmente cortada de Tóquio após testar positivo para a covid

Susana Vera/Reuters
Imagem: Susana Vera/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/07/2021 13h03

Antes mesmo do início das competições, os Jogos Olímpicos de Tóquio já contam com atletas oficialmente cortados por causa do coronavírus. É o caso da chilena Fernanda Aguirre, do Taekwondo, que testou positivo e já entrou em quarentena sem mesmo ter pisado na Vila Olímpica.

De acordo com o Comitê Olímpico do Chile, Fernanda estava em treinamento no Uzbequistão e testou positivo para o coronavírus na chegada ao Japão, ainda no aeroporto. Fernanda estava classificada para a categoria até 57kg, que será disputada neste domingo (25). A atleta está assintomática, mas já iniciou o isolamento de dez dias, o que a impedirá de competir em Tóquio. O técnico José Zapata testou negativo, mas também foi orientado a realizar a quarentena.

Na última segunda-feira, outro caso semelhante aconteceu com Ondrej Perusic, do vôlei de praia. O atleta da República Tcheca também testou positivo e pode deixar os jogos. O Comitê Olímpico Internacional (COI) aguarda as autoridades do governo japonês para determinar a quarentena do atleta. O comitê tcheco ainda não oficializou a saída de Perusic. Uma alternativa é tentar adiar pelo menos um jogo do atleta, que tem seus compromissos agendados para os dias 26, 29 e 31 de julho.

Segundo nota oficial do COI, já foram realizados cerca de 80 mil testes no momento da chegada de atletas, membros das delegações e profissionais da imprensa ao Japão. Desses, cerca de 80 casos foram positivos.