Topo

Brasil se impõe e vence Tunísia em estreia no Pré-Olímpico de Basquete

Yago Santos durante partida do Brasil contra a Tunísia, válida pelo Pré-Olímpico - Denis LOVROVIC / AFP
Yago Santos durante partida do Brasil contra a Tunísia, válida pelo Pré-Olímpico Imagem: Denis LOVROVIC / AFP

Do UOL, em São Paulo

29/06/2021 16h30Atualizada em 29/06/2021 16h35

O basquete brasileiro estreou com autoridade na busca por uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio. Comandada por Aleksandar Petrovic, a seleção do Brasil venceu, na tarde de hoje, a Tunísia por 83 a 57 na estreia do Pré-Olímpico.

Além dos tunisianos, a seleção divide o Grupo B com a Croácia. Dois deles avançam às semifinais do torneio, que tem Alemanha, Rússia e México na outra chave. Na fase final, apenas o campeão estará nos Jogos.

A seleção volta à quadra amanhã, diante da Croácia, para confirmar a sua vaga - até uma derrota pode classificar o Brasil, dependendo do resultado de Croácia x Tunísia.

1° quarto: equilíbrio

O começo do duelo foi bastante equilibrado e marcado por vários pontos de três - Caboclo e Benite se destacaram com lindas cestas para a equipe brasileira.

Os tunisianos, no entanto, também tiveram ótimo aproveitamento ofensivo e igualaram o placar em 21 a 21 ao término dos dez minutos.

2° quarto: amasso brasileiro

Rafael Hettsheimeir foi o nome brasileiro no 2° quarto. O jogador do Flamengo encaixou duas bolas seguidas de três, fundamentais para tirar a pressão do time.

Pouco efetiva, a Tunísia anotou apenas dez pontos e ficou em uma grande desvantagem: 43 a 31.

3° quarto: vantagem ampliada

O Brasil praticamente selou a vitória ao voltar do intervalo tranquilo e comandando as ações da partida.

Com ótimas atuações de Benite e Lucas Mariano, a seleção de Petrovic abriu 18 pontos de vantagem sobre os tunisianos e fecharam o quarto com um placar de 64 a 46.

4° quarto: pé no freio

Com a larga vantagem, o Brasil, que deixou o trio Varejão-Huertas-Alex pouco tempo em quadra, colocou o pé no freio e passou a cadenciar a partida.

Já abatida, a equipe adversária também passou a atacar menos vezes e se conformou com a derrota - o placar acabou em 83 a 57.