Topo

MMA


Brasileiro conta com ajuda de ex-BBB para brilhar no UFC Rio

Johnny Eduardo espera embalar segunda vitória seguida no UFC - Divulgação
Johnny Eduardo espera embalar segunda vitória seguida no UFC
Imagem: Divulgação

Guilherme Dorini

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/05/2017 12h00

É indiscutível a importância de um bom treinador para um atleta de MMA. Mas de nada adianta uma boa estrutura de treino, os melhores técnicos e até mesmo ter o maior talento do mundo se o atleta não superar seu primeiro adversário antes de um combate: a balança. Profissional desde 1996, Johnny Eduardo não costuma sofrer com peso, mas, para chegar voando no UFC 212, que acontecerá sábado (3) no Rio de Janeiro, ele contou com a ajuda do Doutor Rogério Padovan, ex-BBB e médico especialista em medicina esportiva e nutrologia.

Parceria: Johnny e ex-BBB Rogério Padovan - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Parceria: Johnny e ex-BBB Padovan
Imagem: Reprodução/Instagram

"Conheci o doutor por meio da minha esposa, que também é atleta e já fazia acompanhamento com ele em São Paulo. Ele é excelente. Trabalha com outros lutadores e não só em MMA, mas boxe e até mesmo profissionais de outros esportes", contou Johnny em entrevista ao UOL Esporte.

Rogério Padovan ficou conhecido como "Doutor Gê" na quinta edição do Big Brother Brasil, reality show televisionado pela Rede Globo. Ele ficou marcado por ser o grande rival do hoje deputado federal Jean Wyllys, que ainda tinha Grazi Massafera ao seu lado e foi campeão daquela edição. O médico saiu da casa com 92% dos votos e, diferentemente de muitos participantes, decidiu não seguir o lado da fama: se especializou em medicina esportiva e começou a trabalhar com atletas.

"Comecei a trabalhar com isso depois que deixei o BBB, quando fui estudar e me especializar nesta área", disse Padovan ao UOL Esporte, antes de elogiar a parte física de Johnny. "Tem uma genética muito boa".

Johnny faz parte da categoria dos galos do UFC (até 61,2 kg). Quando não está em período de luta, costuma pesar cerca de 74 kg. E é aí que entra o trabalho de Rogério: antes de começar a preparação para uma luta, cerca de três meses antes do combate, o lutador passa por uma consulta e já começa um acompanhamento que dura até o dia da pesagem, como explica o médico.

"Doutor Gê" já trabalhou com Minotouro - Reproduçao/Instagram - Reproduçao/Instagram
"Doutor Gê" já trabalhou com Minotouro
Imagem: Reproduçao/Instagram

"Primeiro, ele passa por vários tipos de exames e testes, checamos massa, resistência... Todos os índices possíveis. Então, a partir dos resultados, começamos com uma dieta específica, suplementação e alguns treinos para melhorar algumas situações", explicou, antes de revelar o grande objetivo de seu trabalho.

"Eles perdem muito peso até o dia da luta. Então, fizemos com ele um plano para tentar chegar no peso uns 10, 15 dias antes da pesagem. Assim, ele não perde quase nada de potência e resistência. Quando você está com a parte fisiológica e corporal de maneira corrta, o rendimento é muito maior", acrescentou.

Johnny, que pela primeira vez fez uma preparação com o ex-BBB, conseguiu sentir a diferença. "Estou me sentindo mais fibrado, é diferente. Minha musculatura está melhor para aguentar os treinamentos. Antes, como meu metabolismo é muito acelerado, eu ficava desidratado muito rápido. Agora, com essa parte da suplementação e acompanhamento, estou me sentindo muito melhor", elogiou o lutador brasileiro.

Johnny Eduardo enfrenta Matthew Lopez no UFC 212 - Divulgação - Divulgação
Johnny Eduardo enfrenta Matthew Lopez no UFC 212
Imagem: Divulgação

DENTRO DO OCTÓGONO

Como de costume, Johnny fez seu camp na Nova União, no Rio de Janeiro, mesma academia de José Aldo. Para o confronto contra Matthew Lopez, foi feita toda uma preparação na luta de solo, uma preferência do norte-americano. "Nosso camp é sempre em cima do atleta que vamos enfrentar. Ele gosta de agarrar, trabalhar o jíu-jitsu... Trabalhamos muito em cima disso, foi bem específico", disse.

"Não temos dúvida sobre a estratégia dele: vai tentar trocar, fintar e ir para onde se sente confortável. Ele gosta de trabalhar neste ângulo", avaliou.

Johnny Eduardo, que é um especialista em muay-thai, fará sua sexta luta pelo UFC, sendo duas derrotas e três vitórias - a última um nocaute técnico sobre armênio Manvel Gamburyan, em duelo válido pelo UFC São Paulo, em novembro do ano passado. Seu rival é menos experiente, e fará apenas seu terceiro combate pela organização - ele acumula um triunfo e um revés.

UFC 212 - 3 de junho, no Rio de Janeiro

Acompanhe na íntegra, em tempo real, no Placar UOL Esporte a partir de 19h30.
 
CARD PRINCIPAL
 
José Aldo x Max Holloway (peso-pena)
Cláudia Gadelha x Karolina Kowalkiewicz (peso-palha)
Vitor Belfort x Nate Marquardt (peso-médio)
Paulo Borrachinha x Oluwale Bamgbose (peso-médio)
Erick Silva x Yancy Medeiros (meio-médio)
 
CARD PRELIMINAR
 
Raphael Assunção x Marlon Moraes (peso-galo)
Antônio Cara de Sapato x Eric Spicely (peso-médio)
Johnny Eduardo x Mathew Lopez (peso-galo)
Iuri Marajó x Brian Kelleher (peso-galo)
Viviane Sucuri x Jamie Moyle (peso-palha)
Luan Chagas x Jim Wallhead (meio-médio)
Marco Beltrán x Deiveson Alcântara (peso-galo)