Topo

MMA


Após vencerem a balança, lutadores liberam "gula" e encaram maratona para recuperar o peso

Michael Bisping, rival de Belfort, chega ao hotel com uma caixa de suco na mão - Luiz Paulo Montes/UOL
Michael Bisping, rival de Belfort, chega ao hotel com uma caixa de suco na mão Imagem: Luiz Paulo Montes/UOL

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 21h50

A preparação dos lutadores de MMA tem a já conhecida luta contra a balança até o dia da pesagem para o evento. No UFC SP, claro, não foi diferente. Na semana final de preparação, os atletas comem muito pouco - ou quase nada - e muitos vivem a base de água. Após subirem na balança e serem liberados para os respectivos combates, os lutadores liberam a gula e enfrentam uma verdadeira maratona para recuperarem o peso "normal".

Nesta sexta-feira, o UOL Esporte flagrou os competidores na chegada ao hotel em que estão hospedados, na capital paulista. Rival de Vitor Belfort no evento principal da noite de sábado, o inglês Michael Bisping desceu do ônibus sorridente e segurando uma caixa de suco, a qual minutos antes estava tomando no "gargalo". O europeu não teve problemas para chegar aos 84kg, limite dos pesos médios.

Já Francisco Massaranduba, por exemplo, sofreu. Ao longo da semana, o piauiense literalmente teve de passar fome. Membros de seu estafe contam que ele ficou bastante mau-humorado nos últimos dias. Na chegada ao hotel, passou direto e subiu rapidamente para o quarto. Massa, como é conhecido, teve de tomar soro, vitaminas, além de comer aproximadamente dois quilos de batata e quatro sanduíches de metro. 

BARBOZA E O MACARRÃO

  • Luiz Paulo Montes/UOL

Outro que mostrava cara de poucos amigos, provavelmente pelo sacrifício e dieta, era  C.B. Dollaway, rival do paulista Daniel Sarafian no co-evento principal da noite. O americano chegou com um pote cheio de fatias de abacaxi e uma garrafa com vitaminas. 

Antes de entrar no hotel, comeu cerca de oito fatias. Já no saguão, parou para conversar com membros de seu estafe e continuar o período de recuperação de peso, ingerindo uma vitamina que estava a sua espera. 

Wagner Caldeirão, em rápida conversa com a reportagem, esbanjou simpatia e revelou que não teve problemas para chegar ao limite dos meio-pesados (93,4kg).

"Foi tranquilo, foi tranquilo", afirmou. Questionado se já tinha feito a refeição para recuperar o peso, o lutador brincou. "Opa, já mandei pra dentro um purezão que a mamãe trouxe para mim (risos)".

Daniel Sarafian, único paulista do UFC SP, passou bastante tranquilo ao descer do ônibus. Pouco depois, ele foi visto na praça de alimentação de um shopping próximo ao hotel comendo macarrão e bebendo refrigerante ao lado de seu estafe.