Topo

MMA


Chave de panturrilha rende bolada a Charles do Bronx, que avisa: 'não temo ninguém'

Charles do Bronx pega rival em rara chave de panturrilha e vence no UFC on FOX 2 - UFC/Divulgação
Charles do Bronx pega rival em rara chave de panturrilha e vence no UFC on FOX 2 Imagem: UFC/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/01/2012 19h41

Uma tradição dos eventos do UFC são as premiações em dinheiro para melhor luta, nocaute e finalização da noite. E quem mais teve motivos para sorrir após o UFC on FOX 2, em Chicago, foi o brasileiro Charles de Oliveira, que faturou uma bolada com sua finalização sobre Eric Wisely, em um golpe raro no MMA: uma chave de panturrilha.

O bônus do brasileiro significa mais US$ 65 mil, o equivalente a R$ 115 mil, uma quantia e tanto para um lutador de origem humilde, oriundo do Guarujá (SP). Ele ainda ganhará a bolsa como vencedor do combate.

A vitória do paulista veio ainda no primeiro round, quando ele atacou as pernas do norte-americano Eric Wisely, trocando posições até encaixar a chave.

“A Gold Team trabalha assim, fazemos sempre esse trabalho atacando em sequência. Treinei muito essas posições, de triângulo para chave de panturrilha, para leg lock e entrando as chaves... Assim é a vida”, afirmou o brasileiro, que vinha de três combates sem vencer.

Para se entender melhor, a chave de panturrilha funciona forçando os músculos da região. A pressão feita pelas pernas de Charles é uma das mais dolorosas no quesito finalização, o que forçou Wisely a bater, para evitar possíveis lesões de ligamento ou musculares.

A novidade de Charles em Chicago foi a estreia na categoria pena, vindo dos leves. É uma aposta em retomar sua velocidade, uma das armas que o fez ter 14 lutas de invencibilidade no MMA e chegar ao Ultimate como revelação. E, após o teste, o paulista mostra confiança.

“Eu mostrei para os lutadores desta categoria que não tenho medo de enfrentar ninguém. Este é um peso em que todos são rápidos, mas sou um cara alto e tenho condições de brigar bem. Quem lutar comigo sabe que terá uma luta movimentada e forte”, afirmou Charles.

Curiosamente, a categoria pena é cheia de talentos brasileiros, somando mais este à sua lista. O campeão atual é José Aldo e o país ainda tem nomes como Diego Brandão, vencedor do The Ultimate Fighter 14.