Topo

São Paulo

Luciano volta a marcar e mostra que pode fazer história no São Paulo

Luciano, do São Paulo, comemora gol do São Paulo sobre o Atlético-GO pelo Brasileirão -  Heber Gomes/AGIF
Luciano, do São Paulo, comemora gol do São Paulo sobre o Atlético-GO pelo Brasileirão Imagem: Heber Gomes/AGIF

04/07/2022 09h00

Luciano foi uma peça decisiva nos últimos dois jogos do São Paulo. O jogador estava sem marcar há mais de 50 dias e foi essencial nos triunfos do Tricolor contra a Universidad Católica e contra o Atlético-GO.

Neste domingo (3), o atacante deu a primeira vitória do Tricolor paulista no Campeonato Brasileiro 2022. Após uma fase complicada nesta temporada, sem conseguir engrenar, o camisa 11 demonstrou estar recuperando seu bom futebol, e inclusive, entrando para a história do São Paulo.

Com os dois gols marcados contra o Dragão, Luciano passou a integrar a lista dos maiores artilheiros do século do Tricolor paulista. Na décima colocação, divide espaço com o ídolo Grafite.

Ambos somaram 40 gols com a camisa do time. Embora o primeiro colocado, Luis Fabiano, tenha uma boa diferença, com 212 gols, o atual camisa 11 não está longe de ultrapassar grandes nomes como Kaká e Hernanes.

Confira a lista completa:
1. Luis Fabiano - 212 gols
2. Ceni - 112 gols
3. França - 69 gols
4. Dagoberto - 61 gols
5. Hernanes - 58 gols
6. Borges - 54 gols
7. Kaká - 51 gols
8. Pato - 47 gols
9. Washington - 45 gols
10. Grafite e Luciano - 40 gols

Com a recuperação do seu bom desempenho, Luciano mostrou que não perdeu seu encaixe e sua identificação com a camisa do Tricolor. Muito menos com a torcida, que mesmo fora de casa e em outro estado, não deixou de ovacionar seu nome em diversos momentos.

Isso foi muito explícito em um determinado momento durante o jogo deste domingo (3). Durante o segundo tempo, o jogador caiu no chão sentindo o joelho. Ficou um tempo recebendo atendimento médico e seria substituído. Porém, protestou e pediu para continuar em campo. Não demorou muito para marcar o segundo gol da partida e desempatar o jogo.

Tais atitudes demonstram um ponto positivo em Luciano: a famosa 'raça'. Mesmo em uma maré atípica nesta temporada, não desistiu e mostrou estar cada vez mais conquistando seu espaço. Artilheiro do Brasileirão em 2020, é o vice deste ano, estando apenas atrás de Calleri.

Neste ano, foram nove gols e uma assistência — isso em 29 jogos disputados —. Sobre titularidade, Rogério Ceni falou a respeito durante a coletiva de imprensa após a vitória. O atacante costuma revezar com Eder e Patrick. O treinador revelou que teve uma conversa com o atleta após ele comentar que não estava em um momento bom.

- Luciano foi uma escolha nossa no Chile. Todo mundo esperava que iríamos começar com o Patrick, naquela oportunidade entendemos que o camisa 11 seria melhor para equipe. Aqui não tem condição de titular, todos têm oportunidades. Ele falou que deu uma entrevista dizendo que não estava em um momento bom, eu disse para ele: 'Muito pelo contrário, cara. Você tem que... Não é só de gols que atleta vive'. Por mais que seja atacante, ele tem que colaborar de outras formas, o gol sairia naturalmente. Os tentos no Chile o ajudaram a ter confiança hoje. Nem tanto ao céu, nem ao inferno - disse o técnico do Tricolor paulista.

Embora não possa atuar contra o Atlético-MG, porque estará cumprindo suspensão, devido ao cartão amarelo que recebeu contra o Dragão, o atleta é uma opção contra a Universidad Católica.

O São Paulo enfrenta a equipe chilena pelo jogo de volta válido pelas oitavas de final na Copa Sul-Americana na próxima quinta-feira (7). Sem Calleri — expulso no confronto de ida —, Luciano se torna uma possível peça para garantir a classificação da equipe para a próxima fase do continental.

São Paulo