Topo

São Paulo

SPFC acumula cartões e tem só Miranda como zagueiro experiente disponível

Rogerio Ceni, técnico do São Paulo, contra o Atlético-GO - CARLOS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Rogerio Ceni, técnico do São Paulo, contra o Atlético-GO Imagem: CARLOS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Yago Rudá

São Paulo

04/07/2022 04h00

O técnico Rogério Ceni terá que quebrar a cabeça para escalar a defesa do São Paulo na sequência do Campeonato Brasileiro, quando o Tricolor visita o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pela 16ª rodada, no próximo domingo (10). A equipe do Morumbi sofre com as lesões em seu elenco e também com o alto número de suspensões por cartões. Em Minas, o zagueiro Miranda será a única opção entre os mais experientes da posição.

Na vitória de ontem (3) diante do Atlético-GO, por 2 a 1, o São Paulo recebeu sete cartões amarelos e, com isso, cinco dos atletas utilizados por Ceni ao longo da partida ficaram suspensos para o duelo do próximo domingo (10), contra o Galo, em Belo Horizonte. São eles: Diego Costa, Léo, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor e Luciano.

Como o Tricolor não conta com Arboleda e Walce, entregues ao departamento médico, a equipe conta apenas com Miranda entre os jogadores mais utilizados por Ceni no ano. Restam como opções os garotos recém-promovidos das categorias de base: Beraldo e Luizão. A tendência, portanto, é que Rogério Ceni modifique o esquema com três zagueiros para ter pelo menos uma opção no banco de reservas.

O Tricolor do Morumbi é a quinta equipe que mais recebe cartões amarelos por partida no Brasileirão com 46 advertências após a disputa das 15 primeiras rodadas — média de três cartões por jogo na Série A. Os números são inferiores apenas aos registrados por Ceará (50), Internacional (49), Goiás (47) e Juventude (47). Desses, apenas o Inter está na disputa por vaga na Libertadores, enquanto o restante está na metade de baixo da tabela.

"A gente perde muitos jogadores para o jogo contra o Atlético. Já tem três fora pro jogo de quinta, mais cinco fora pro jogo de domingo. Vamos recuperando o jogador e ver como é possível se virar dentro do campeonato. Hoje a vitória era primordial pra gente, a gente arriscou mais do que o normal fisicamente até com os jogadores, era um jogo decisivo para nossas pretensões e pra nossas colocações, a gente ficaria em colocação muito ruim no campeonato em caso de derrota", lamentou o técnico Rogério Ceni.

Na próxima quinta (7), o São Paulo mede forças com a Universidad Católica, do Chile, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O confronto acontece no Morumbi e o Tricolor não conta com Igor Vinícius, Rodrigo Nestor e Calleri — todos expulsos em Santiago na vitória por 4 a 2 diante do time da casa.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, Calleri foi expulso na partida contra a Universidad Católica, e não Luciano. O erro foi corrigido.

São Paulo