Topo

Ceará

Conmebol abre investigação após torcedor imitar macaco em jogo do Ceará

Torcedor do Independiente imita macaco em provocação à torcida do Ceará em Avellaneda - Reprodução
Torcedor do Independiente imita macaco em provocação à torcida do Ceará em Avellaneda Imagem: Reprodução

27/05/2022 20h31

A Conmebol informou que sua unidade disciplinar abriu hoje um expediente disciplinar para apurar o comportamento dos torcedores do Independiente flagrados imitando macaco aos brasileiros na derrota por 2 a 0 para o Ceará, na última quarta-feira. O resultado classificou o time cearense às oitavas de final da Copa Sul-Americana, onde enfrentará agora o The Strongest, da Bolívia.

De acordo com a entidade, no caso do ato de racismo por parte de atleta ou oficial, o "Artigo 17: Discriminação" prevê suspensão de, no mínimo, de cinco jogos ou por um período de tempo mínimo de dois meses. No caso dos clubes, a sanção prevista é de uma multa mínima de US$ 100 mil (cerca de R$ 540 mil).

O artigo ainda explica que, se as circunstâncias do caso requererem, o Órgão Judicial competente poderá impor sanções adicionais à Associação Membro ou ao clube, jogador ou oficial responsável.

Além disso, se proíbe qualquer forma de propaganda de ideologia antes, durante e depois do jogo. Aos infratores dessa disposição, serão de aplicação as sanções previstas nos pontos citados acima.

Segundo a imprensa argentina, nenhum torcedor do Independiente havia sido identificado pelas autoridades locais até a publicação desta reportagem.

Ceará