Topo

Copa Africana de Nações: Burkina Faso vai às quartas após vitória nos pênaltis e Tunísia elimina a Nigéria

23/01/2022 20h01


Duas seleções garantiram vaga nas quartas de final da Copa Africana de Nações no primeiro dia de jogos das oitavas de final do torneio. Neste domingo, Burkina Faso e Tunísia eliminaram Gabão e Nigéria, respectivamente, e já definiram o primeiro confronto da próxima fase.


BURKINA FASO AVANÇA NOS PÊNALTIS
?Na cidade de Limbe, a seleção de Burkina Faso venceu o Gabão nos pênaltis, por 7 a 6, depois de empate em 1 a 1 em um grande jogo tempo normal com emoção até o fim. Na prorrogação, as equipes não movimentaram o placar no Estádio Omnisport.

+ Veja a tabela e os jogos da Copa Africana de Nações

Aos 28 minutos do primeiro tempo, Bertrand Traoré recebeu passe de Ouattara e tocou na saída do goleiro para fazer 1 a 0. Nos acréscimos, quando a vitória parecia definida, os gaboneses empataram em gol contra de Adama Guira, depois de cabeçada de Ecuele Manga.

Na decisão por pênaltis, N'Gakoutou-Yapende e Lloyd Palun bateram para fora nas cobranças alternadas, Ismahila Ouédraogo converteu a última cobrança para Burkina Faso e a equipe de Kamou Malo venceu por 7 a 6.

Jogadores de Burkina Faso comemorando classificação após disputa de pênaltis (Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)

TUNÍSIA ELIMINA A FAVORITA NIGÉRIA
Dona de três vitórias nos três jogos da fase de grupos, a Nigéria foi eliminada para a Tunísia no outro jogo deste domingo. Na cidade de Garoua, no Estádio Roumdé Adjia, os tunisianos venceram por 1 a 0 para garantir vaga nas quartas de final do torneio de seleções.

+ Marlos, Diego Costa, Romero... Veja os 15 jogadores mais valiosos sem contrato

O único da partida foi marcado aos dois minutos do segundo tempo, com Youssef Msakni. O camisa 7 e capitão da Tunísia recebeu passe de Mohamed Dräger, cortou para o meio e bateu forte de fora da área. A bola quicou na frente do goleiro nigeriano, que chegou a tocar na bola, e morreu nas redes.

Tunísia venceu com gol de seu capitão (Foto: DANIEL BELOUMOU OLOMO / AFP)

SEQUÊNCIA
Classificadas para as quartas de final, as seleções de Burkina Faso e Tunísia se enfrentam no próximo sábado, às 16h (de Brasília), no Estádio Roumdé Adjia.

Troféu da Copa Africana de Nações (Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP)