Topo

Mudanças de Lisca surtem efeito e Vasco conquista vitória importante para a sequência da Série B

30/08/2021 07h30


O técnico Lisca completou um mês à frente do Vasco e pela primeira vez teve uma semana inteira para treinar a equipe e corrigir as falhas coletivas e individuais. Diante da Ponte Preta, esse trabalho prevaleceu e mudanças significativas puderam ser notadas. A vitória renova a esperança do torcedor no acesso e no trabalho do comandante cruz-maltino. A diferença para o G4 agora é de apenas quatro pontos restando dezessete rodadas para o fim da Série B.

+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

Na escalação, a maior surpresa ficou por conta da presença do volante Caio Lopes, que atuou como primeiro homem do meio-campo. O camisa 16 foi o grande destaque com bons desarmes e dando segurança à defesa. Ajudou também nas saídas de bola com qualidade no passe e marcou o segundo gol da vitória vascaína com um lindo chute - o seu primeiro como profissional.

+ ATUAÇÕES: Caio Lopes aproveita oportunidade, marca golaço e se destaca na vitória do Vasco

Antes disso, Lisca mudou não só a maneira do Vasco jogar, mais intenso e vertical na frente, como fez alterações posicionais. Sem a bola, o time estava distribuído bem campo em um 4-1-4-1. A defesa ficou menos exposta que nos jogos anteriores, fazendo com que a Macaca assustasse apenas em chutes de longa distância e em alguns cruzamentos.

Quando o Vasco tinha a posse da bola, Zeca construía mais por dentro, dando mais qualidade na transição ofensiva, o que aconteceu já no segundo tempo contra o Operário (PR), quando o Vasco finalizou e teve mais volume de jogo que o adversário. ?Essa estratégia deu mais espaço para Marquinhos Gabriel explorar o lado de campo e fazer cruzamentos perigosos.

+ Autor do primeiro gol da vitória do Vasco, Andrey comemora: 'Serve para dar confiança para a equipe'

O primeiro deles foi para Léo Jabá, que não teve uma boa atuação neste domingo. O atacante finalizou sem deixar a bola cair e obrigou goleiro Ivan a afastar o perigo. As principais jogadas de infiltração do camisa 31 foram perigosas e ao receber um bom passe de Cano, o meia encontrou Andrey sozinho para cabecear e abrir o placar em São Januário.

Andrey marcou o priimeiro gol do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)


Andrey também foi uma das figuras mais importantes do jogo e apareceu bem construindo pela direita com qualidade. Vale lembrar que o volante, cria do Gigante da Colina, desabafou após a derrota para o Operário (PR), algo destacado e elogiado por Lisca em sua coletiva neste domingo. O jogador também relembrou e fez questão de dizer que a semana de treinos foi importante para que todos assimilassem bem a ideias do comandante.

Lisca resgatou alguns conceitos da atuação do Vasco em sua estreia contra o Guarani e adaptou com um time mais competitivo em campo. Obviamente ainda precisa de tempo para evoluir o conceito, mas já se viu uma equipe diferente, com mudanças no posicionamento e de postura. O comportamento sem a bola é essencial para forçar o erro do adversário e recuperá-la mais próximo do gol.

Ainda há um longo caminho a percorrer, mas a volta de Leandro Castan trouxe mais segurança à defesa. Líder do grupo, o experiente zagueiro orientou os companheiros e dominou ganhando a maioria das bolas pelo alto. Na frente, a bola ainda pode chegar mais em condições de Cano finalizar. O argentino não marca há oito partidas e teve uma queda de rendimento.

Outro jogador que teve boa atuação foi Vanderlei, que defendeu todos os chutes da Macaca. Lisca terá mais uma semana para trabalhar, já que o Vasco só volta a campo na sexta contra o Brasil de Pelotas. A tendência é que a equipe evolua ao assimilar ainda mais os conceitos do comandante. Mais um jogo em São Januário contra uma equipe que ainda não venceu fora de casa e com a chance da chegada de alguns reforços ao longo das próximas semanas.