Topo

Contra o Olimpia, Flamengo tentará feito que nem a Geração Zico e o time de Ronaldinho conseguiram

23/07/2021 15h57


Telespectador na disputa de pênaltis da noite passada no Beira-Rio, o Flamengo conheceu o seu adversário nas quartas de final da Libertadores: o Olimpia, que eliminou o Internacional. O favoritismo para o lado rubro-negro é evidente, porém um tabu histórico alarma o caminho da equipe carioca.

Isso porque, nem mesmo as seis partidas que o Flamengo já teve para enfrentar o Olimpia na Libertadores foram o suficiente para derrotar o clube paraguaio. Todos os confrontos foram realizados pela fase de grupos: foram quatro empates e duas derrotas, ao todo.

+ GALERIA: veja imagens da festa da torcida do Flamengo no Mané Garrincha

A história do confronto entre ambos começou em 1981, ano da primeira participação do Flamengo na Libertadores e de, quebra, o de seu primeiro título. E nem mesmo a Geração Zico foi capaz de bater os paraguaios: empataram em 1x1, no Rio, e 0x0, em Assunção, pelo Grupo 3 - o Rubro-Negro terminou como líder da chave, enquanto o Olimpia amargou a lanterna.

O próximo par de oportunidades ocorreu em 2002. Naquela ocasião, o Olimpia tinha uma equipe mais poderosa, tanto que sagrou-se campeão (pela terceira vez em sua história). Diante do Fla, venceu uma vez (2x0) e empatou outra sem gols, na edição em que o lado brasileiro é quem ficou na lanterna do grupo.

Dez anos depois, Flamengo e Olimpia voltaram a cruzar os seus respectivos caminhos na fase de grupos. O Rubro-Negro tinha uma badalada equipe capitaneada por Ronaldinho Gaúcho, que também falhou na missão de vencer o time de Assunção. Novamente, o Rey de Copas venceu uma (3x2 em casa) e empatou outra (3x2 no Estádio Nilton Santos), num grupo que ambos foram eliminados antes de ir às oitavas.

+ Caminho até Montevidéu: veja o chaveamento completo da Libertadores

2012: Ronaldinho chegou a marcar de pênalti no Rio, mas o Fla ficou num 3x3 com o Olimpia (Foto: Reprodução)

Agora, chegou a hora do primeiro encontro entre Flamengo e Olimpia num mata-mata. Os jogos serão realizados entre 11 e 18 de agosto, sendo que o Rubro-Negro decidirá o confronto em casa - há a possibilidade do duelo da volta ser com público no Maracanã.

Agora, a Libertadores fica de lado na programação pois a próxima missão é pelo Campeonato Brasileiro. O rival da vez será o São Paulo, neste domingo, às 16h, no Maracanã e pela 13ª rodada - confira a tabela completa aqui.

OS PLACARES DOS CONFRONTOS

1981
Flamengo 1x1 Olimpia
Olimpia 0x0 Flamengo

2002
Flamengo 0x0 Olimpia
Olimpia 2x0 Flamengo

2012
Flamengo 3x3 Olimpia
Olimpia 3x2 Flamengo