Topo

Presidente da Fifa diz que deve ajudar o futebol de forma financeira

10/04/2020 11h04

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, definiu três prioridades para o futebol nos próximos meses: a saúde, a prontidão da instituição para ajudar o futebol na atual circunstância e que ocorre um processo de consulta para considerar a evolução do futuro do esporte. A mensagem foi passada através de vídeo aos 211 membros associados da entidade.

O italiano disse não ter pressa para o reinício das competições enquanto não houver 100% de segurança para quem trabalha com o futebol.

- Nossa primeira prioridade é que a saúde venha em primeiro lugar. Nenhuma partida, nenhuma competição vale arriscar uma vida humana. Seria mais do que irresponsável forçar a retomada das competições. Se tivermos que esperar um pouco mais, devemos fazê-lo.

O presidente destacou também que a Fifa possui uma reserva emergencial de dinheiro e que irá servir para ajudar o esporte e não a entidade. Infantino disse que há um estudo para avaliar o impacto financeiro no futebol com o objetivo de preparar uma resposta correta para a crise que acomete clubes e competições.

- Nossas reservas não são dinheiro da Fifa. São dinheiro do futebol. Quando o futebol necessita, nós vamos pensar em como podemos fazer para ajudar. O mundo saberá para onde vai o dinheiro e o por que dele ir para onde vai.

O mandatário também fez questão de agradecer os presidentes de todas as federações pela união neste momento. Infantino completou dizendo que é necessário encontrar equilíbrio para proteger clubes e seleções em relação ao calendário do esporte. Acrescentou pedindo flexibilidade e bom senso com relação aos contratos e transferências de jogadores na janela de transferência.