PUBLICIDADE
Topo

Uefa faz reunião para decidir sobre paralisações e pode adiar Eurocopa

Taça da Eurocopa em exposição no dia do lançamento do logo da competição, em 2016 - Dan Istitene/Getty Images
Taça da Eurocopa em exposição no dia do lançamento do logo da competição, em 2016 Imagem: Dan Istitene/Getty Images

16/03/2020 10h09

A Uefa terá que tomar decisões importantes na reunião com representantes de suas 55 federações que acontece amanhã. Adiar a Eurocopa para 2021, eleger um formato para concluir as competições europeias e unificar critérios para definir campeões, promoções e despromoções em todo o continente para garantir uma "justiça" para os próximos acessos à Liga dos Campeões e Liga Europa.

A instituição máxima do futebol europeu já tem algumas ideias, como a de garantir que cada líder de sua liga seja determinado como campeão da temporada.

No entanto, essa opção não espera ser seguida, pois com o adiamento da Eurocopa, os campeonatos teriam mais datas para recuperarem partidas e terem seu término de maneira normal, com as decisões sendo realizadas dentro de campo.

Caso a temporada tenha de ser, de fato, cancelada, a Uefa também iria levar em consideração a classificação dos torneios até o momento da suspensão para definir quais times iriam disputar competições europeias nas próximas temporadas.

Na questão dos rebaixamentos, a entidade deixaria o problema nas mãos das federações, mas a recomendação seria a mesma usada para definir o campeão.

Esporte