Topo

Saída de bola e jogo inteligente com os pés: o foco dos goleiros do Timão

13/11/2019 07h00

Depois de mudar o posicionamento dos laterais, do meio-campista Pedrinho e de instaurar a marcação-pressão na saída de bola adversária, a comissão técnica interina do Corinthians espera fazer uma nova mudança no estilo de jogo da equipe: fazer com que os goleiros sejam mais participativos com os pés - algo que dificilmente acontece no time do Parque São Jorge.

No treino da última terça, na reapresentação do elenco após o empate, em 1 a 1, com o Palmeiras, o técnico Dyego Coelho deu atenção especial ao posicionamento dos defensores na saída de bola. Os goleiros Cássio - recuperado de dores no quadril após desfalcar o Timão por duas rodadas - Walter, Caíque França e Filipe foram muito exigidos. A ideia da comissão técnica é dar opções de jogo para os atletas de linha e evitar chutões.

TABELA

>Confira a classificação atualizada da Série A do Brasileirão

- A saída (de bola) com Walter, ou com Cássio, enfim, com goleiro, é importante também para você respirar seu time. Ficar dando chutão, o time acaba sofrendo um pouco - explicou Dyego Coelho logo após o empate no último sábado ao ser questionado sobre o tema.

Goleiro titular do Corinthians desde a temporada 2012, Cássio não é um especialista com a bola nos pés, muito pelo contrário. O ídolo do Timão se notabilizou pelas grandes defesas e pela frieza em momentos decisivos, não por ajudar os jogadores de linha na saída de bola.

Por isso, a comissão técnica interina dará atenção especial para este aspecto no jogo dos goleiros. Cássio, mais acostumado a ser acionado para se livrar da bola, dando um chutão para o ataque, deve adotar um novo estilo trabalhando mais com os laterais e com os zagueiros.

- Os treinos que o (Leandro) Idalino (preparador de goleiros) faz são fantásticos para todos os goleiros. Se for estimulado, qualquer goleiro consegue fazer - afirmou Coelho já indicando que os quatros goleiros do Timão devem ter trabalho extra até o fim desta temporada.