Topo

Futebol


Botafogo: Biro Biro recebe alta, está em casa e vai repousar por 15 dias

18/07/2019 16h27

O sufoco passou. Biro Biro recebeu alta nesta quinta-feira, deixou a Clínica São Vicente, hospital no qual estava internado, e já retornou para casa. Apesar disto, os cuidados não vão parar por isto: o atacante passará por 15 dias de repouso, sendo observado pelo departamento médico do Botafogo, e realizar um exame eletrofisiológico.

Estudo eletrofisiológico é um procedimento realizado através da introdução de cateteres em locais específicos do coração para avaliar o funcionamento do sistema cardíaco. Na última terça-feira, Biro Biro sofreu um mal-súbito durante o treinamento do Botafogo, desmaiou e foi levado às pressas para o hospital.

Biro Biro chegou em casa por volta de 15h desta quinta-feira. Ele permanecerá sendo acompanhado por Eduardo Saad, cardiologista, que acompanha o quadro do atleta desde os tempos de Shangai Shenxin, clube chinês que atuou entre 2016 e 2018.

Não foi a primeira vez que Biro Biro sofreu uma síncope - perda momentânea de consciência, que gera o desmaio. Em agosto de 2017, em uma partida do Campeonato Chinês, o atacante caiu no chão e foi rapidamente atendido. Depois disto, o brasileiro não voltou mais a atuar naquela temporada e teve que passar por uma ablação para cuidar de uma arritmia.

No começo da atual temporada, Biro Biro transferiu-se ao São Paulo. O LANCE! apurou que todos os exames realizados pelo Tricolor antes da assinatura do contrato indicaram que o atacante possui plenas condições de jogar futebol, mas o próprio jogador, desde o mal-estar sofrido na China, sofre de ansiedade e insegurança para continuar jogando, o que pode atrapalhar. Em 2019, o atleta de 24 anos atuou apenas duas vezes, ambas pelo clube do Morumbi - ele ainda não estreou oficialmente pelo Botafogo.

As próximas duas semanas e o estudo eletrofisiológico serão essenciais para definir quando Biro Biro voltará a atuar. Por ora, o atacante será desfalque confirmado para a equipe comandada por Eduardo Barroca. Pelo Instagram, o jogador publicou que se sente bem e agradeceu as mensagens de apoio que recebeu nos últimos dias.

Futebol