Falta de equilíbrio e lesão: situação da lateral esquerda atormenta Corinthians

A lateral esquerda do Corinthians passa por momento crítico na temporada. Hugo é o titular absoluto da posição, mas não deixa de ser contestado pelas discretas atuações. Além disso, no elenco, faltam alternativas confiáveis para o técnico António Oliveira.

Neste momento, o plantel profissional do Corinthians conta com três laterais esquerdos: Hugo, Matheus Bidu e Diego Palacios. O primeiro possui uma das maiores minutagens do elenco, muito pela sua capacidade defensiva. A Gazeta Esportiva apurou que internamente o camisa 46 é visto como alguém com boa leitura defensiva. Além disso, o jogador pode atuar como terceiro zagueiro no momento de saída de bola, garantindo liberdade para Wesley no setor esquerdo.

É sabido, porém, que Hugo pouco ajuda no momento ofensivo. O jogador é "burocrático" com a bola nos pés e, em alguns momentos, comete falhas quando é pressionado.

Já Matheus Bidu, que chegou a treinar separado no começo do ano e foi reintegrado pela comissão de António, é analisado como um jogador de muito apoio, mas que precisa evoluir no aspecto defensivo. Na "disputa" entre os opostos, a comissão técnica prefere apostar na segurança defensiva que Hugo traz, mesmo que para isso perca em qualidade técnica.

Bidu jogou apenas duas vezes no ano. A primeira foi em amistoso contra o Londrina, quando deu uma assistência, e a segunda foi diante do Racing-URU, pela Copa Sul-Americana. Em ambas as ocasiões o camisa 21 saiu do banco de reservas.

Fato é que essa falta de equilíbrio incomoda a comissão técnica, que gostaria de ter mãos uma opção capaz de entregar jogo ofensivo, mas sem comprometer lá atrás.

Lesão de Palacios

Um capítulo à parte na temporada do Corinthians é a lesão do equatoriano Diego Palacios. O jogador se machucou em jogo contra o São Bernardo, no dia 27 de janeiro, e não voltou mais a ser relacionado. O atleta passou por artroscopia no joelho e não evoluiu como o esperado na recuperação. Ainda não há previsão para seu retorno, por mais que ele tenha evoluído na última semana.

Palacios é visto como um jogador com características semelhantes as de Bidu, de mais força ofensiva. No jogo contra o Bernô, nos minutos em que esteve em campo, o camisa 6 teve muita liberdade para pisar no ataque, na época ainda com Mano Menezes.

Continua após a publicidade

Zagueiro no setor?

Ao longo da temporada, António Oliveira trabalhou com a possibilidade de utilizar um zagueiro na posição. Caetano, por exemplo, atuou assim em três oportunidades (contra Portuguesa, Botafogo-SP e Palmeiras), mas não agradou.

Na reta final do jogo contra o Red Bull Bragantino, Raul Gustavo atuou como lateral esquerdo, na vaga de Hugo. A alteração ocorreu quando o Corinthians se mandava ao ataque para buscar o empate e contava com quatro atacantes (Wesley, Romero, Pedro Raul e Yuri Alberto).

E a base?

Vitor Meer, lateral esquerdo titular da equipe sub-20, foi relacionado para dois jogos na temporada (contra Novorizontino e Santos). O jovem está em seu último ano na base, mas não tem perspectiva de ser utilizado no profissional. Seu contrato com o clube é válido até fevereiro de 2025.

Veja números de Hugo, Bidu e Palacios na temporada:

Hugo

Continua após a publicidade
  • 20 jogos (16 como titular)
  • 1.373 minutos
  • 1 assistência
  • 3 cartões amarelos

Matheus Bidu

  • 2 jogos
  • 72 minutos
  • 1 assistência

Diego Palacios

  • 1 jogo (1 como titular)
  • 45 minutos

Quer saber tudo o que rola com o Corinthians sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes