Endrick se torna o jogador mais jovem da história do Palmeiras a marcar no dérbi

A noite do último domingo (18) foi um misto de emoções para a torcida palmeirense. O Palmeiras cedeu o empate ao Corinthians e o placar do dérbi terminou em 2 a 2. Apesar do resultado ruim, o clássico foi especial para um jogador em particular: o garoto Endrick.

Dono de um protagonismo enorme no Verdão com apenas 17 anos, o atacante chamou a responsabilidade no dérbi e foi um verdadeiro pesadelo para a defesa do maior rival. Não à toa, foi Endrick quem abriu o placar no clássico: cortou para o meio e bateu de fora da área, rasteiro, para superar o goleiro Cássio.

Com o gol anotado, Endrick alcançou outra marca célebre no Palmeiras. O camisa 9 se tornou o jogador mais novo da história do clube a balançar as redes em um dérbi. O atleta superou Heitor e Mazzola - ambos fizeram gols com 18 anos.

Heitor é o maior artilheiro da história do Palmeiras, com 323 gols marcados. O atacante anotou seu primeiro gol pelo Palestra Itália em um Derby em 1918. Mazzola, por sua vez, fez seu primeiro gol diante do rival alvinegro em 1956.

Essa foi a primeira vez que Endrick anotou um gol em um dérbi pela equipe profissional do Palmeiras. O garoto, porém, já castigou o Corinthians em duas oportunidades na base: fez o gol do título do Brasileirão sub-20 em 2022. Naquele mesmo ano, também balançou as redes na final do Paulista sub-17.

O clássico deste domingo foi o terceiro de Endrick com o time principal do Palmeiras. O atleta foi relacionado para quatro jogos, mas entrou em campo em apenas três - dois em 2023 e um neste ano. O jovem começou como titular em dois deles e saiu do banco em um.

O Cria da Academia ainda anotou seu primeiro gol da temporada com a camisa alviverde. Isso porque o centroavante estava a serviço da seleção brasileira sub-23 para a disputa do Torneio Pré-Olímpico e retornou ao clube na última terça-feira (13). O dérbi foi apenas seu segundo jogo no Estadual.

O gol de Endrick neste domingo não foi, porém, seu primeiro em clássicos paulistas. A primeira vez que o jogador marcou em um clássico foi contra o São Paulo, no Choque-Rei de junho de 2023, quando o Verdão venceu o Tricolor por 2 a 0 no MorumBis.

Continua após a publicidade

Com Endrick à disposição, o Palmeiras de Abel Ferreira volta a campo neste sábado (24) para enfrentar o Mirassol e voltar a vencer no Paulista. A bola rola a partir das 18h (de Brasília), na Arena Barueri, pela décima rodada do Estadual.

Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes