Topo

São Paulo

Alexandre Pato tem data prevista para fazer sua estreia pelo São Paulo; veja

Alexandre Pato comemora gol pelo Tricolor em 2020 - Daniel Vorley/AGIF
Alexandre Pato comemora gol pelo Tricolor em 2020 Imagem: Daniel Vorley/AGIF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

27/05/2023 04h00

Alexandre Pato foi anunciado como novo reforço do São Paulo nesta sexta-feira. O jogador de 33 anos está em fase final de recuperação de uma séria lesão no joelho direito e aguarda ansiosamente para reestrear pelo clube que já o acolheu outras duas vezes ao longo dos últimos anos.

Pato não joga desde setembro de 2022, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito defendendo o Orlando City, time da Major League Soccer, dos EUA. O atacante teve de ser submetido a uma cirurgia e passar por uma longa recuperação.

Recentemente, ao ser questionado sobre a possibilidade de contar com Alexandre Pato, Dorival Júnior garantiu que ele ainda precisaria de um tempo para se recuperar completamente, e o treinador não mentiu. O atacante sequer tem treinado com o restante do elenco do São Paulo.

Quando Pato pode reestrear?

A expectativa é de que Alexandre Pato comece a participar da rotina de trabalho com seus companheiros em duas semanas. A partir daí, o atacante fará uma espécie de pré-temporada para se recondicionar fisicamente, já que não disputa uma partida oficial há mais de oito meses.

Vale lembrar que, ao sair no BID da CBF, Alexandre Pato poderá ser inscrito no Campeonato Brasileiro até o dia 25 de agosto e na Copa do Brasil até o dia 8 de agosto. Apenas na Copa Sul-Americana o atacante não poderá atuar até o início das oitavas de final, quando o São Paulo terá o direito de fazer cinco substituições na lista de inscritos do torneio.

Alexandre Pato pode atuar como centroavante, segundo atacante ou até mesmo como uma espécie de "ponta de lança", vindo por trás do camisa 9, como um elemento surpresa para definir as jogadas. Dorival Júnior terá diversas opções para usar o novo reforço do São Paulo.

O contrato de Alexandre Pato com o São Paulo é válido até o fim da atual temporada, contendo cláusulas de produtividade. Caso seu desempenho agrade a diretoria, o atacante pode permanecer no clube para 2024.

São Paulo