Topo

Na estreia de Barroca, Ceará bate o ABC fora de casa e vence a primeira na Série B

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

30/04/2023 20h07

O Ceará venceu o ABC na noite deste domingo, por 2 a 1, e conquistou seus primeiros pontos na Série B do Campeonato Brasileiro. O atacante Vitor Gabriel, ex-Flamengo, marcou os dois gols do Vozão no Frasqueirão, em Natal.

Esta foi a primeira vez que o técnico Eduardo Barroca comandou a equipe cearense. O treinador foi contratado para o lugar de Gustavo Morínigo, demitido após a derrota por 3 a 0 para o Guarani, na semana passada.

Com o resultado, o Ceará assumiu a 13ª colocação na tabela. O time havia perdido nas duas primeiras rodadas do torneio e, até então, ocupava a vice-lanterna. Já o ABC segue afundado no último lugar, com três reveses em três jogos.

O Vovô, agora, vira a chave para a grande final da Copa do Nordeste, contra o Sport. A decisão ocorre nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), na Ilha do Retiro. Na ida, a equipe alvinegra venceu por 2 a 1, em casa.

Do outro lado, o ABC se prepara para enfrentar o Ituano, na mesma data, às 19h. A partida, disputada no Novelli Júnior, será válida pela quarta rodada da Série B.

Como foi o jogo?

O jogo mal começou e o Ceará já havia aberto o placar. Na bola parada, Guilherme Castilho cruzou para Vitor Gabriel desviar, aos quatro minutos. O ABC respondeu com Léo, aos 19, mas o goleiro Richard fez grande defesa.

Aos 29, Castilho recuou mal, Luiz Otávio falhou na defesa e Gabriel Lacerda acabou cometendo um pênalti ao pisar no pé de Wellington Reis. Matheus Anjos cobrou na bochecha da rede e converteu a chance, igualando o placar.

Janderson quase recolocou o Vozão em vantagem aos 34, mas mandou para fora. Na sequência, aos 39, Erick carimbou a trave do goleiro Simão. Aos 41, o gol do Ceará saiu novamente com Vitor Gabriel, após cobrança de escanteio de Castilho.

Já na volta do intervalo, Janderson perdeu grande oportunidade para ampliar a vantagem, acertando a trave, aos 20 minutos. Na sobra, Erick encontrou Castilho, que chutou para fora.

Richard precisou trabalhar mais uma vez, aos 37, fazendo grande defesa no cabeceio de Raphael Luz. Simão também salvou o ABC em chute de Erick, aos 41. Nos acréscimos, o Alvinegro Potiguar quase chegou ao empate, em chute perigoso desviado por Wellington Reis.

Vila Nova segue 100%

O Vila Nova também entrou em campo neste domingo e derrotou o Juventude, por 1 a 0, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA. Assim, o time goiano mantém o 100% de aproveitamento e pula para o sexto lugar da Série B.