Topo

Contratação mais cara da temporada, Orejuela perde espaço no São Paulo

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

28/07/2021 09h00

Após um 2020 de pouca movimentação no mercado da bola, o São Paulo se reforçou bastante para 2021. A contratação mais cara da temporada foi o lateral direito Orejuela, que custou 2 milhões de euros (cerca de R$ 13,5 milhões) aos cofres do clube. Apesar do alto valor, o colombiano tem perdido espaço no Tricolor, mesmo com o titular Daniel Alves nas Olimpíadas.

Orejuela chegou ao Morumbi em março, mas demorou para estar à disposição do técnico Hernán Crespo. Por conta de uma entorse no no joelho, o lateral só estreou pelo São Paulo em maio, no empate por 1 a 1 com o Rentistas, pela Libertadores.

A primeira impressão do colombiano foi positiva e animou o torcedor. O defensor marcou o único gol do Tricolor na partida, quarto tento mais rápido de um estreante na história do clube. De lá para cá, no entanto, o reforço não conseguiu ter outras boas atuações.

Ao todo, Orejuela disputou apenas cinco partidas pelo São Paulo, todas como titular. Depois da estreia, o lateral direito atuou em outros dois duelos pela fase de grupos da Libertadores, um pela Copa do Brasil e um pelo Campeonato Brasileiro. Nos três primeiros casos, Hernán Crespo optou por poupar seus principais jogadores e mandou a campo um time alternativo.

O pior desempenho do colombiano foi diante do modesto 4 de Julho, do Piauí, pela Copa do Brasil. Na partida de ida da terceira fase do torneio, Orejuela foi improvisado como zagueiro pela direita, mas não foi bem. Com diversos erros técnicos, um gol contra e uma falha do jogador no segundo tento do adversário, o Tricolor acabou derrotado por 3 a 2.

Depois disso, a contratação mais cara da temporada só foi utilizada uma única vez. No empate em 2 a 2 com o Cuiabá, no Morumbi, pelo Brasileirão, Orejuela atuou por 45 minutos e acabou substituído no intervalo.

Com a maratona de jogos, era esperado que o defensor recebesse novas oportunidades. Mesmo com o titular Daniel Alves representando a Seleção Olímpica em Tóquio e com a maratona de jogos, o lateral direito não entrou mais em campo. Desde a ida do camisa 10 para o Japão, apenas Igor Vinícius e Galeano atuaram na posição.

Em alguns compromissos, Orejuela não foi nem relacionado. Diante do Flamengo, no último domingo, o colombiano até apareceu na lista de convocados para a partida, mas foi cortado repentinamente por conta do limite de estrangeiros.

No embate contra o Vasco, nesta quarta-feira, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o técnico Crespo não deve selecionar Orejuela mais uma vez. Nos últimos confrontos, Igor Vinícius tem entrado pela ala-direita e provavelmente será titular novamente.