Topo

Copa Libertadores - 2023

Palmeiras atropela Bolívar e avança para as oitavas com a melhor campanha

Artur marcou dois dos quatro gols da partida, que foi disputada no Allianz Parque -  Alexandre Schneider/Getty Images
Artur marcou dois dos quatro gols da partida, que foi disputada no Allianz Parque Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/06/2023 22h50

Depois de duas derrotas seguidas, o Palmeiras não tomou conhecimento do Bolívar, goleou o time de La Paz por 4 a 0 em noite chuvosa no Allianz Parque e, de quebra, garantiu o 1° lugar geral da fase de grupos da Libertadores antes das oitavas.

O resultado deixou a equipe de Abel Ferreira com 15 pontos e na ponta do Grupo C. Os bolivianos fecharam a chave na vice-liderança com três pontos a menos e também avançaram às oitavas.

O Palmeiras volta a jogar neste fim de semana. O clube encara o Athletico, no domingo (2), em Curitiba. O duelo é válido pelo Campeonato Brasileiro e começa às 16h (de Brasília).

Como foi o jogo

O início do 1° tempo ensaiou um equilíbrio, mas os mandantes rapidamente controlaram o jogo e usaram a eficiência de seus atacantes para iniciar a contagem. Rony e Artur balançaram as redes já em meio ao domínio palmeirense sobre uma assustada equipe boliviana.

Na etapa final, o Palmeiras colocou o pé no freio, mas mesmo assim continuou dominando e transformou a vitória em goleada: após linda jogada coletiva, Piquerez tabelou com Veiga e ampliou, pouco antes de Artur decretar a vitória nos minutos finais.

Gols e destaques

Ríos na posição de Zé Rafael? Não exatamente... Abel escalou Richard Ríos no lugar do camisa 8, que está fora de combate por uma lesão no joelho. No entanto, quem jogou no setor de Zé como "cão de guarda" foi Gabriel Menino. O colombiano, por sua vez, iniciou exercendo uma função mais próxima a Raphael Veiga.

Rony, categórico, não perdoa. O Palmeiras atacou e foi atacado até a metade do 1° tempo, mas fez valer a qualidade técnica e abriu o placar aos 24 minutos. Após a zaga do Bolívar afastar mal, Raphael Veiga deu um lindo tapa na bola na direção de Rony. O atacante, que jogou no sacrifício com febre, dominou a bola no peito com habilidade e deslocou Lampe: 1 a 0.

Gabriel Menino e Rony celebram gol do Palmeiras sobre o Bolívar em confronto da Libertadores - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Gabriel Menino e Rony celebram gol do Palmeiras sobre o Bolívar em confronto da Libertadores
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Artur amplia pelo alto. Construindo jogadas ofensivas de um lado para o outro, os mandantes chegaram ao segundo gol com tranquilidade. Piquerez recebeu na ponta esquerda, calibrou a pontaria e viu Artur se antecipar pelo alto antes de mandar para as redes: 2 a 0. Foi o 8° gol do atacante pela equipe na temporada — o 5° de cabeça.

Bola alta atormenta bolivianos. Os comandados de Abel continuaram a blitz aérea diante de um fragilizado Bolívar. Logo depois do gol de Artur, Veiga aproveitou lançamento e carimbou o travessão — por azar, o palmeirense não mexeu novamente no marcador. O próprio meia obrigou Lampe a trabalhar em novo cruzamento antes do intervalo.

Chuva (em campo e em chances perdidas). A chuva ganhou força no Allianz Parque, mas o Palmeiras voltou para a 2ª etapa no mesmo ritmo e, por pouco, não fez o terceiro antes dos 20 minutos. Gabriel Menino ficou perto de um golaço em finalização de longe, e Rony errou o alvo tanto no chute dado quanto de cabeça — ambos os lances dentro da área.

Rony finaliza durante Palmeiras x Bolívar; atacante ficou no "quase" no início do 2° tempo - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Rony finaliza durante Palmeiras x Bolívar; atacante ficou no "quase" no início do 2° tempo
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Jogada coletiva acaba com gol de Piquerez. Os paulistas chegaram a cadenciar o jogo, mas não tiveram qualquer dificuldade para aumentar o placar. Piquerez recebeu de Richard Ríos, tabelou com Veiga e, com categoria, não deu chances de defesa a Lampe em chute cruzado: 3 a 0.

Artur, machucado, define vitória. O atacante palmeirense, mesmo com dores musculares, teve tempo de fazer o seu segundo gol: ele recebeu lindo passe de Dudu e, de perna direita, superou o goleiro do Bolívar e deu números finais ao duelo antes de ser substituído por Luís Guilherme: 4 a 0.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4x0 BOLÍVAR

Data e horário: 29 de junho de 2023, às 21h (de Brasília)
Motivo: 6ª rodada da fase de grupos da Libertadores
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Villamil (BOL)
Cartões vermelhos: não houve
Público: 33.250
Renda: R$ 3.309.499,83
Gols: Rony (PAL), aos 24 min do 1° tempo; Artur (PAL), aos 33 min do 1° tempo e aos 39 min do 2° tempo; Piquerez (PAL), aos 30 min do 2° tempo

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Richard Ríos (Fabinho), Gabriel Menino (Naves) e Raphael Veiga (Jhon Jhon); Artur (Luís Guilherme), Dudu (Breno Lopes) e Rony. Técnico: Abel Ferreira

BOLÍVAR: Lampe; Bentaberry, Ferreyra e José Sagredo (Algarañaz); Jesús Sagredo, Justiniano, Saucedo (Hervías), Villamil e Roberto Fernández; Pato Rodríguez (Ramiro Vaca) e Ronnie Fernández (Chávez). Técnico: Beñat San José