Topo

Fluminense

Diniz detona Argentina após racismo e cobra Conmebol: 'Vergonha'

Do UOL, em São Paulo

08/06/2023 00h49

O técnico Fernando Diniz, do Fluminense, desabafou diante de novos casos de racismo contra brasileiros — desta vez, torcedores do River Plate imitaram macacos em direção a ônibus antes do jogo entre os times, válido pela Libertadores, que acabou em 2 a 0 para os argentinos.

Longe de ser caso isolado. "Em relação aos atos de racismo, é lamentável. Não foi só aqui dentro do estádio, mas também nas ruas também de Buenos Aires. A Conmebol, que gosta de fazer controle de todas as coisas, tem que tomar uma atitude com relação a isso. Não pode acontecer. Acontece com muita gente aqui, não é um ou outro. São muitos. A gente está vivendo em um mundo que é a gente é tudo irmão. Ou só serve quem tem linhagem europeia? É gente só quem tem linhagem europeia?"

Imitações de macaco. "Isso é uma vergonha para o país, para a cidade, para o clube... Isso não é torcedor, ele deveria estar preso. Isso tinha que ser crime. A Conmebol tem que tomar providência. É só pegar a câmera do estádio e ver que foram vários imitando macaco. E achando que isso é bonito."

Raio-x da derrota. "Foi um jogo difícil. O River soube pressionar a gente, mas tivemos nossas chances. Sabíamos que o jogo seria difícil. Poderíamos ter tido um pouco mais de contundência. Depois que a gente tomou o gol, fomos melhores na partida até o fim. Tivemos a nossa chance para fazer, tivemos lances duvidosos de pênalti... sabíamos que o jogo seria duro, mas a equipe lutou."

O que faltou para empatar? "A gente poderia ter tido um pouco mais de controle, mas o River soube marcar, soube pressionar alto, soube dificultar... se eles empatam hoje, estavam praticamente eliminados. A equipe, no 2° tempo, principalmente depois que tomou o gol, teve uma postura dominante e de protagonismo, a gente podia ter jogado mais assim durante a partida toda."

Tempo para recuperar jogadores na Data Fifa. "Isso vai ser importante. A gente sabe que o Alexsander vivia um momento excelente: era um dos melhores jogadores do time e que fazia mais de uma função. O Keno também vivia bom momento e tivemos o retorno do Martinelli. A pausa vai ser muito boa, mas repito: a equipe começou a ganhar produtividade depois do jogo contra o Corinthians."

Fluminense