Topo

Copa Libertadores - 2023

Strongest vence reservas do Fluminense e frustra classificação antecipada

Jogadores do The Strongest comemoram gol de Triverio sobre o Fluminense, pela Libertadores - Gaston Brito/Getty
Jogadores do The Strongest comemoram gol de Triverio sobre o Fluminense, pela Libertadores Imagem: Gaston Brito/Getty

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/05/2023 20h53Atualizada em 25/05/2023 23h11

O The Strongest venceu o time alternativo do Fluminense por 1 a 0, nesta quinta-feira, na altitude da Bolívia, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.

Triverio marcou o gol da partida, com quatro minutos de bola rolando.

Fábio impediu um placar maior em noite de recorde pessoal. Ele se tornou o jogador brasileiro com mais jogos na Libertadores, com 91, ultrapassando Rogério Ceni.

O Flu segue na liderança do Grupo D, mas perdeu a chance de voltar ao Brasil com a classificação antecipada. O resultado também custou a invencibilidade do time no torneio.

O Tricolor tem nove pontos e vê o The Strongest chegar a seis, enquanto Sporting Cristal e River Plate, que empataram no outro duelo da rodada, possuem quatro pontos cada um.

As equipes voltam a campo pela Libertadores em 7 de junho. O Fluminense visitará o River Plate, às 21h30, enquanto o The Strongest vai receber o Sporting Cristal, às 23h.

Curiosidade: O Flu teve um problema no embarque do uniforme para a Bolívia e precisou jogar com a camisa 2 da coleção 22/23.

Como foi o jogo

altitude - Gaston Brito/Getty - Gaston Brito/Getty
Torcedor do The Strongest com fantasia de 'fantasma da altitude' no jogo contra o Fluminense, pela Libertadores
Imagem: Gaston Brito/Getty

Fernando Diniz poupou a maioria dos titulares para o jogo na Bolívia. Cano e Ganso nem sequer foram relacionados pelo técnico, e apenas Fábio, Guga e Gabriel Pirani continuaram no 11 inicial.

O Strongest aproveitou um início frenético e largou com vantagem. Com intensidade, o time da casa explorou a velocidade em contra-ataques, castigando a defesa visitante.

O Fluminense demorou para equilibrar e pouco criou com a posse. Os brasileiros não acertaram o gol adversário nenhuma vez no primeiro tempo e pouco ameaçaram o goleiro Viscarra no jogo.

O Tricolor não conseguiu impor seu estilo de jogo e foi mais uma vítima da altitude. Sem entrosamento em campo, os comandados por Diniz viram Fábio e a trave impedirem mais gols e acabaram derrotados em La Paz, a quase 4 mil acima do nível do mar.

Gol e destaques

1x0. Com quatro minutos de jogo, Ortega cobrou um escanteio à meia-altura, Triverio se adiantou e desviou. A batida de primeira surpreendeu Fábio e entrou no ângulo.

Fábio espalma. Aos 13', Thiago Santos vacilou na defesa, Ortega ficou com a bola e arriscou de longe. O goleiro do Fluminense pulou no canto e espalmou para escanteio.

Lelê desperdiça. Aos 16', Lelê, mas adiantou demais tentando tirar do goleiro e não conseguiu aproveitar a chance.

Kennedy para fora. Aos 18', Esquerdinha cruzou para John Kennedy, que passou por X em jogada individual e mandou uma bomba cruzada que passou rente à trave.

Quase o segundo. Aos 19', Ortega saiu na cara do gol após troca de passes na área . Ele deixou Manoel no chão e bateu em cima de Fábio, que deu rebote. Ursino pegou a sobra, mas acabou mandando para fora.

Fábio salva de novo. Aos 47', Quiroga cobrou falta e a bola ia no ângulo, mas Fábio protagonizou um milagre e defendeu.

Trave. Aos 21' do segundo tempo, Sotomayor arrancou sozinho da intermediária, chegou na área e bateu colocado, carimbando a trave.

Por pouco. Nos acréscimos finais, a estrela de Fábio brilhou mais uma vez. Primeiro com uma defesa no reflexo em cabeçada de Junior Arias no cantinho, depois com uma defesa em finalização de Triverio e, por fim, com o travessão evitando um chute à queima-roupa de Castillo.

Opinião dos colunistas

O Fluminense perdeu mas fez o que podia. Foi só 1 a 0 pela partida espetacular que fez o goleiro Fábio. Foi uma das maiores atuações de um goleiro brasileiro jogando na altitude de La Paz. A derrota não muda nada na sequência do Tricolor carioca na Libertadores." Casagrande

Ganhar na capital boliviana é raridade e talvez nem com força máxima o Tricolor conseguisse porque, no fim do jogo, o time inteiro estava mortinho de Almeida. Vida que segue." Juca Kfouri

O Fluminense perdeu a invencibilidade, mas manteve a liderança e um bom saldo de gols. O Strongest ainda sonha em deixar o poderoso River Plate de fora." Menon

Ficha técnica
The Strongest 1 x 0 Fluminense

Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolícia
Data e hora: 25 de maio de 2023, às 19h
Árbitro: Felipe González
Assistentes: Edson Cisternas e Gabriel Ureta
VAR: Francisco Gilabert
Gol: Triverio, aos 4'/1ºT
Amarelos: Quiroga, David Braz, João Henrique

The Strongest: Viscarra; Roca, Castillo, Torres e Jusino; Quiroga, Ursino, Chura (Arracaita) e Sotomayor (Isnaldo) ; Triverio e Ortega (Junior Arias). Técnico: Cláudio Darío Biaggio

Fluminense: Fábio; Guga, Manoel, David Braz (Alan) e João Henrique; Thiago Santos (Arthur), Pirani (Arias) e Martinelli; Isaac (André), John Kennedy (Kauã Elias) e Lelê. Técnico: Fernando Diniz