Topo

Árbitro que recomendou expulsão de Vini Jr será demitido, diz jornal

Villanueva operou o VAR e ocultou imagem de mata-leão sofrido por Vinicius Junior - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Villanueva operou o VAR e ocultou imagem de mata-leão sofrido por Vinicius Junior Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/05/2023 19h20

Ignacio Iglesias Villanueva, árbitro que comandou o VAR em Valencia x Real Madrid e recomendou a expulsão de Vinicius Júnior em meio aos atos racistas, será demitido da Federação Espanhola de Futebol. As informações são do As.

O que aconteceu

O jornal afirmou que Villanueva e outros cinco profissionais serão desligados do quadro da federação.

O árbitro foi o responsável por chamar o juiz de campo para analisar em vídeo a confusão de Valencia x Real Madrid — Vini chegou a ser agredido após sofrer ataques racistas e tentou se desvencilhar de um mata-leão de Hugo Duro.

As imagens exibidas para Ricardo de Burgos Bengoetxea, no entanto, só mostraram o momento em que o brasileiro acerta o rosto do rival no revide. Villanueva considerou que o ato do atleta do Real Madrid foi passível de expulsão e ignorou a ação do jogador do Valencia.

A comissão de arbitragem se irritou justamente pela omissão de parte da confusão, e houve desconforto interno com a postura do profissional.

O As disse que Villanueva ainda vai trabalhar em Betis x Getafe porque já estava escalado previamente. A partida, no entanto, será a sua última no quadro da federação.

Racismo e revolta

Torcedores do Valencia gritaram 'Mono' (macaco, em tradução literal) para o brasileiro aos 15 minutos do segundo tempo do duelo de ontem (22), pela 35ª rodada do Espanhol. Vini discutiu rapidamente com alguns torcedores, mas a partida continuou.

Vinícius Junior reage após ouvir gritos racistas de torcedores do Valencia - JOSE JORDAN/AFP - JOSE JORDAN/AFP
Vinícius Junior reage após ouvir gritos racistas de torcedores do Valencia
Imagem: JOSE JORDAN/AFP

O jogo foi paralisado cerca de dez minutos depois com a reincidência da ofensa racista. O locutor do estádio pediu para que os gritos fossem encerrados sob ameaça de o jogo ser suspenso.

Na sequência, o brasileiro identificou o torcedor que cometeu o ato racista. Ele, no entanto, foi novamente insultado por torcedores do Valencia ao tirar satisfação.

Vini ainda foi expulso no final do jogo após uma confusão generalizada com jogadores adversários. O goleiro Mamardashvili discutiu com o brasileiro, que levou um mata-leão de Duro no tumulto.