Topo

Vini Jr sofre ato de racismo e é expulso na derrota do Real para o Valencia

Vini Jr do Real Madrid, reage após ouvir gritos de macaco da torcida do Valencia em jogo no estádio Mestalla - JOSE JORDAN/AFP
Vini Jr do Real Madrid, reage após ouvir gritos de macaco da torcida do Valencia em jogo no estádio Mestalla Imagem: JOSE JORDAN/AFP

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

21/05/2023 15h35

O Valencia venceu, hoje (21) por 1 a 0 o Real Madrid em partida marcada por gritos racistas da torcida presente no estádio de Mestella contra o brasileiro Vinicius Júnior, que acabou expulso de campo.

O que aconteceu

A partida pelo Espanhol não valia mais nada para o Real Madrid. A equipe só cumpre tabela após o título conquistado pelo Barcelona.

A vitória ajuda o Valencia a terminar a 35ª rodada afastado do Z4. A equipe tem 40 pontos e ainda luta para não ser rebaixada.

O único gol do jogo foi marcado por Diego López, aos 32' do primeiro tempo.

Gritos racistas e Vinícius Jr. expulso

Mais uma vez gritos racistas foram direcionados ao brasileiro. Ele foi expulso nos acréscimos do jogo depois de uma confusão generalizada entre os jogadores das duas equipes.

Como começou

Aos 15' do segundo tempo, torcedores lançaram outra bola em campo, e Cömert chutou na direção do brasileiro, que acabou sofrendo uma falta no momento em que estava preparando uma jogada de ataque.

Ao levantar e se direcionar para a lateral do campo, alguns torcedores do Valencia gritaram 'Mono' (macaco) contra o brasileiro.

Vinicius Junior discutiu rapidamente com alguns torcedores, mas a partida continuou.

Cerca de 10 minutos depois, o jogo foi paralisado, visto que os torcedores do Valencia voltaram a repetir o gesto.

O locutor do estádio pediu para que os gritos fossem encerrados sob ameaça do jogo ser suspenso.

Logo depois, o brasileiro identificou o torcedor que cometeu o ato racista e ao tirar satisfação foi insultado por outros torcedores presentes.

Poucos minutos depois, já nos acréscimos, jogadores de Valencia e Real Madrid trocaram empurrões após Vini Jr. ser chamado de macaco pelo goleiro rival e receber um mata-leão de Hugo Duro.

Na reação, o brasileiro atingiu o rosto de Mamardashvili e acabou expulso.

Como foi o jogo

Galáticos irreconhecíveis. Apesar do Real Madrid controlar o ritmo do jogo e trocar passes no campo de ataque, o que se viu em campo foi uma equipe ainda sentida pela derrota para o Manchester City, apresentando um jogo lento e sem reação.

Vini Jr sem chance. O brasileiro não teve chances de tentar dar outro rumo ao jogo. Sempre marcado, chegou a reclamar em alguns momentos com o quarto árbitro pela quantidade de faltas sofridas.

Valencia muda o jogo. Mesmo sem posse de bola, os donos da casa ditaram o ritmo do jogo no segundo tempo e, mesmo com a entrada de Rodrygo para dar mais velocidade pelas laterais, a história não mudou, e Courtois continuou tendo muito trabalho.

Pouquíssimas finalizações. Marca registrada da equipe ao longo da temporada, o Real Madrid, além de ficar atrás no placar, também ficou atrás no número de finalizações boa parte do jogo, chegando a igualar apenas nos acréscimos: 6 x 6.

Lances importantes

Primeiro chute a gol. Demorou e o Real Madrid só conseguiu dar o primeiro chute a gol aos 30' do primeiro tempo com Benzema batendo colocado, rasteiro, no meio do gol e Mamardashvili agarrando sem dificuldades.

1 x 0. Diego López recebe passe, chega por trás de Mendy deslizando e empurra para o fundo do gol.

Vini Jr. tenta de cabeça. Depois de lançamento da bola na área do Valencia, Vinicius Junior aparece e manda de cabeça para o gol, mas a bola vai para fora.

Quase o segundo do Valencia. Javi Guerra deixou dois marcadores para trás e chutou forte, mas Courtois espalmou. No rebote, defendeu novamente o chute do atacante.

Contra-ataque do Valencia. Kluivert armou a jogada, tocou para Diego López que chutou de canhota para Courtois salvar o Real Madrid mais uma vez.

Rodrygo entra e dá trabalho. Na primeira jogada perigosa após entrar no intervalo, o brasileiro aproveitou o rebote e chutou de canhota, mas Mamardashvili defendeu.

Gol anulado. Samuel Lino segurou a bola e virou para Kluiver, que chegou batendo deslizando, mas o gol foi invalidado por impedimento.

Último grande lance. Valverde recebeu de Benzema e soltou um chutaço na direção de Mamardashvili, que fez bela defesa.

FICHA TÉCNICA
Valencia 1 x 0 Real Madrid

Data e horário: 21 de maio de 2023, às 13h30 (de Brasília)
Motivo: 35ª rodada do Campeonato Espanhol
Local: Estádio de Mestella, em Valencia (ESP)
Árbitro: Ricardo de Burgos Bengoetxea
VAR: David Medié Jiménez
Cartões amarelos: Kluivert, Mamardashvili (VAL); Cömert, Rodrygo, Modric (MAD)
Cartões vermelhos: Vini Jr. (MAD)
Gols: Diego López (VAL), aos 32' do 1T

Valencia: Mamardashvili, Thierry Correia, Özkacar, Cömert, Gayà (Hugo Duro), Nico González, Javi Guerra, André Almeida, Diego López (Foulquier), Cavani (Samuel Lino) e Kluivert (Musah). Técnico: Rubén Baraja.

Real Madrid: Courtois, Lucas Vázquez, Éder Militão, Rüdiger, Mendy (Carvajal), Tchouaméni (Valverde), Ceballos (Kroos), Camavinga (Rodrygo), Asensio (Modric), Benzema e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.