Topo

Vini Jr. posta vídeo de ataques racistas: 'As provas estão aí. É desumano'

Do UOL, em São Paulo

22/05/2023 16h16

Vinícius Jr. se posicionou mais uma vez sobre as ofensas racistas que sofreu por parte de torcedores do Valencia.

O que aconteceu

Vini postou em seu perfil no Instagram vídeo com torcedores chamando-o de "macaco". O registro mostra o Estádio Mestalla ontem, durante partida entre Valencia e Real Madrid.

O vídeo publicado traz um compilado de ofensas racistas proferidas contra Vinícius Jr. ao longo dos últimos anos. O jogador foi vítima de insultos desse tipo antes e durante partidas, com gritos, sons imitando um macaco e outros atos.

Texto de Vinícius Jr. na íntegra

"A cada rodada fora de casa uma surpresa desagradável. E foram muitas nessa temporada. Desejos de morte, boneco enforcado, muitos gritos criminosos... Tudo registrado.

Mas o discurso sempre cai em "casos isolados", "um torcedor". Não, não são casos isolados. São episódios contínuos espalhados por várias cidades da Espanha (e até em um programa de televisão).

As provas estão aí no vídeo. Agora pergunto: quantos desses racistas tiveram nomes e fotos expostos em sites? Eu respondo pra facilitar: zero. Nenhum pra contar uma história triste ou pedir aquelas falsas desculpas públicas.

O que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a La Liga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana?

O problema é gravíssimo e comunicados não funcionam mais. Me culpar para justificar atos criminosos também não.

Não é futebol, é desumano (em espanhol)".