Topo

Ídolo no Nordeste, ex-Inter e Palmeiras vai jogar futebol 7 aos 40 anos

Neto Baiano anunciado pelo SA Betesporte para jogar futebol 7 - Divulgação/SA Betesporte/V2mm
Neto Baiano anunciado pelo SA Betesporte para jogar futebol 7 Imagem: Divulgação/SA Betesporte/V2mm

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/05/2023 04h00

Ídolo das torcidas de Vitória, CRB e Sport, o centroavante Neto Baiano abandonou os gramados, mas não parou de jogar futebol. Com passagens por Palmeiras e Inter, além de clubes como Fortaleza, Athletico Paranaense e Goiás, e também experiência no futebol japonês, ele assinou contrato para jogar futebol 7 pelo SA Betesporte até o fim do ano.

O que aconteceu

Neto Baiano disputou as duas últimas temporadas pelo Juazeirense. Neste ano, esteve em campo em nove partidas sem marcar.

Ao fim do Estadual, decidiu parar de jogar no campo, mas aceitou o desafio de migrar para o piso sintético aos 40 anos.

O SA Betesport é um clube da cidade de Recife e atual campeão brasileiro e da América. Nesta temporada, terá pela frente a Taça Pernambuco, Copa do Brasil, Mundial de Clubes, Campeonato Pernambucano, Super Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Liga das Américas.

O futebol 7 é um esporte que vem em ascensão no Brasil e o SA Betesporte está sendo um destes pioneiros na modalidade. A equipe possui menos de dois anos de fundação e, nesse período, já escreveu uma história de respeito no Futebol 7. Agradeço a oportunidade que o clube me deu e espero corresponder à altura" Neto Baiano.

Ídolo no Nordeste

Neto é ídolo de grandes torcidas no Nordeste.

Pelo Vitória, somando todas suas passagens, ele tem 86 gols marcados. Em 2009, conquistou o Baiano como artilheiro da competição com 18 gols. Na temporada 2012, ainda no Vitória, ele fez 38 gols em 44 jogos, vivendo sua temporada mais artilheira.

Defendendo o Sport, marcou 25 gols em 67 jogos conquistando a Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano em 2014.

Ele também brilhou pelo CRB, marcando 48 gols em 155 jogos entre 2016 e 2018.

A passagem pelo Internacional foi modesta e ocorreu em 2004. Com poucas oportunidades, ele fazia parte do grupo campeão do Gauchão daquele ano.

No Palmeiras sua trajetória também foi breve. Em 2006, ele disputou quatro partidas e marcou um gol.

História com ex-jogadores de campo

O time de Neto Baiano já contou com Marcelinho Paraíba, em 2021, e Walter, em 2022.

É um privilégio para nós contarmos com um atleta com tanto reconhecimento no futebol nacional como o Neto. O SA Betesporte investe muito em trazer atletas renomados do futebol para a nossa modalidade. Esperamos que ele possa fazer o mesmo sucesso por aqui" Vinícius Nogueira, presidente do clube.