Topo

Entidades repudiam boicote ao UOL em treino do Flamengo no Ninho do Urubu

Reportagem do UOL teve a entrada proibida no CT do Flamengo - Alexandre Araújo/UOL
Reportagem do UOL teve a entrada proibida no CT do Flamengo Imagem: Alexandre Araújo/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

23/03/2023 17h33

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPRJ) emitiram nota repudiando a atitude da diretoria do Flamengo, que impediu que a equipe do UOL acompanhasse o treino de hoje (23), no CT Ninho do Urubu.

O que aconteceu?

  • A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI citou que sempre "se posicionou firmemente a favor da democracia e contra qualquer cerceamento à liberdade de expressão e ao exercício da função jornalística".
  • O SJPMRJ e a Fenaj apontaram que "a atitude dos dirigentes do clube não só desrespeita a liberdade de imprensa como ataca o jornalista em seu exercício profissional e seu compromisso com a informação bem apurada"
  • O SJPRJ salientou que a atitude do Flamengo "agride, desrespeita e fere os princípios básicos e constitucionais da liberdade de Imprensa".
  • A ABI ressaltou ainda que o Rubro-Negro não deu uma justificava oficial para a ação.

Entenda o caso

  • O Flamengo barrou a entrada do UOL no CT Ninho do Urubu na manhã de hoje (23), quando uma parte do treinamento do elenco profissional foi aberta à imprensa.
  • A ação do clube acontece após a publicação da matéria em que o engenheiro eletricista José Bezerra diz ter visto o CEO Reinaldo Belotti ordenar a retirada de partes de uma instalação elétrica problemática. A ação alteraria a cena do incêndio no Ninho enquanto a perícia ainda acontecia.
  • O clube foi procurado à época e as respostas foram publicadas pelo UOL.
  • O UOL procurou o Flamengo e aguarda diretamente um posicionamento oficial sobre os motivos de o veículo ter sido impedido de entrar. O clube se manifestou apenas por nota oficial em seu site.
  • O Rubro-Negro divulgou que haveria janela à imprensa nos treinos de hoje, amanhã (24) e sábado (25), e em um deles terá entrevista coletiva.

A nota da ABI na íntegra:

"A ABI, em seus 115 anos de existência, sempre se posicionou firmemente a favor da democracia e contra qualquer cerceamento à liberdade de expressão e ao exercício da função jornalística. Dessa forma, a ABI repudia a atitude da diretoria do Flamengo, que barrou a entrada da equipe do UOL para assistir ao treino do Flamengo. O clube liberou a entrada da imprensa mas barrou apenas a equipe do UOL, e não deu uma justificativa oficial para essa atitude".

Nota do SJPMRJ e da Fenaj na íntegra:

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam a atitude da direção do Flamengo que, na manhã dessa quinta-feira, 23/3, impediu a entrada da equipe de reportagem do UOL no CT Ninho do Urubu. O clube, que autorizou a presença da imprensa na parte inicial dos treinos, vetou a entrada da equipe do UOL.

De acordo com os jornalistas, a proibição seria uma represália à recente publicação de matéria sobre o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu em fevereiro de 2019 e que resultou na morte de 10 meninos da base do Flamengo que dormiam no local.

Na matéria que gerou o impedimento da equipe de UOL, o engenheiro eletricista José Bezerra diz ter visto o CEO Reinaldo Belotti ordenar a retirada de partes de uma instalação elétrica problemática. A ação alteraria a cena do incêndio enquanto a perícia ainda acontecia.

Ouvido pelo SJPMRJ, Bernardo Monteiro, diretor de Comunicação do clube, disse que o UOL foi informado na terça-feira, 22/3, que hoje os jornalistas seriam impedidos de acessar as dependências do CT para cobertura dos treinos porque não houve retratação da acusação de que a cena do incêndio foi alterada.

Para o SJPMRJ e a Fenaj, a atitude dos dirigentes do clube não só desrespeita a liberdade de imprensa como ataca o jornalista em seu exercício profissional e seu compromisso com a informação bem apurada.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

Federação Nacional dos Jornalistas"

Nota da SJPRJ na íntegra:

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro repudia a atitude da direção do clube Flamengo que impediu a entrada de profissionais de Jornalismo da UOL, entre eles, o repórter Alexandre Araújo, no CT Ninho do Urubu, nesta quinta-feira, dia 23/3. A perseguição, o desrespeito e a agressão a equipe da UOL e ao repórter ficaram evidentes com a autorização da Direção do Flamengo a outros profissionais de Imprensa, com veto apenas de entrada apenas a equipe da UOL.

Esta medida adotada pela Direção do Clube do Flamengo agride, desrespeita e fere os princípios básicos e constitucionais da liberdade de Imprensa. O repórter Alexandre Araújo da equipe da UOL estava cumprindo seu direito e o exercício profissional de apurar e informar.

A proibição teria sido uma represália à recente publicação de matéria sobre o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu, em fevereiro de 2019, que resultou na morte de 10 meninos da base do Flamengo quer dormiam no local.

Mário Sousa
Presidente
"