Topo

Patrocinador do Vitória processa apresentador que criticou prostituição

Uziel Bueno, apresentador da Band, foi acionado judicialmente pelo patrocinador do time baiano - Reprodução/Instagram
Uziel Bueno, apresentador da Band, foi acionado judicialmente pelo patrocinador do time baiano Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

20/03/2023 04h00Atualizada em 20/03/2023 14h19

O site "Fatal Model" está processando o apresentador da Band Bahia Uziel Bueno por difamação. A empresa agrega anúncios publicitários de acompanhantes e afirma que o jornalista fez comentários ofensivos ao seu negócio e às prostitutas em edições do Brasil Urgente local, no mês passado.

Na ocasião, Uziel comentava o acordo de patrocínio da "Fatal Model" com o Vitória e acusou o site e o clube de explorarem o trabalho de prostitutas. Em um momento, o jornalista bateu uma espécie de chicote no chão enquanto a tela exibia vídeos de uma garota de programa que trabalha no site.

Na ação, à qual a reportagem teve acesso, a "Fatal Model" afirma que o jornalista agiu "simulando agredir fisicamente a porta-voz da marca, a acompanhante, sexóloga e host do podcast Acompanhadas, Nina Sag."

A empresa ofereceu à Justiça a possibilidade de fazer um acordo com o apresentador para encerrar o processo por difamação. Na proposta, Uziel pagaria R$ 50 mil, a empresa pagaria outros R$ 50 mil, e o valor total seria destinado a oito associações que defendem os direitos de crianças, adolescente e prostitutas pelo país.

Nina Sag - Divulgação/Fatal Model - Divulgação/Fatal Model
Nina Sag, sexóloga, acompanhante e porta-voz do Fatal Model
Imagem: Divulgação/Fatal Model

A Justiça marcou para abril uma audiência em que o apresentador e a empresa apresentarão seus argumentos ao juiz e tentarão chegar a um acordo.

Procurado pela reportagem, o apresentador Uziel Bueno não retornou às tentativas de contato feitas pelas suas redes sociais. Desde que o patrocínio do site ao Vitória foi anunciado, ele tem criticado a empresa e o presidente do clube, Fábio Mota. Em uma das edições do Brasil Urgente, o jornalista mostrou depoimentos de profissionais do sexo que se dizem exploradas pela "Fatal Model".

A startup gaúcha sediada na cidade de Pelotas afirmou que pretende iniciar também um processo cível e buscar indenização por danos morais e materiais por causa das alegações do apresentador. A empresa afirma nunca ter tido chance de falar no programa de Uziel Bueno.

Procurada para comentar a acusação criminal contra seu apresentador, a Band Bahia disse que não vai se pronunciar.