Topo

Cruzeiro

Rival do Cruzeiro apostou em campeões mundiais e virou pior time do Mineiro

Thiago Ribeiro foi titular somente uma vez nas sete partidas do Democrata-SL - Raphael Carrusca/Democrata-SL
Thiago Ribeiro foi titular somente uma vez nas sete partidas do Democrata-SL Imagem: Raphael Carrusca/Democrata-SL

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

03/03/2023 04h00

O Democrata, de Sete Lagoas, apostou em dois atacantes veteranos no retorno à elite do Campeonato Mineiro, depois de 14 temporadas nas divisões inferiores. Os campeões mundiais Jorge Henrique e Thiago Ribeiro receberam as camisas 10 e 11, respectivamente, mas ainda não marcaram nenhum gol sequer. Único time que ainda não venceu nesta primeira fase do Mineiro, o Jacaré tem a pior campanha e vai disputar a repescagem contra o rebaixamento.

Neste sábado, o Democrata enfrenta o Cruzeiro, no encerramento da primeira fase do Estadual. A partida será disputada em Cariacica, no Espírito Santo, já que a Raposa está em litígio com o Mineirão. Mesmo que vença, o time de Sete Lagoas não vai escapar das últimas três colocações. Por isso, o atacante Jorge Henrique, que se recupera de uma lesão muscular, nem deve viajar. A prioridade é contar com o camisa 10 para o triangular que neste momento seria disputado também por Caldense e Patrocinense.

Sem disputar um jogo completo

Jorge Henrique disputou seis jogos pelo Democrata-SL e ainda não fez nenhum gol - Raphael Carrusca/Democrata-SL - Raphael Carrusca/Democrata-SL
Jorge Henrique disputou seis jogos pelo Democrata-SL e ainda não fez nenhum gol
Imagem: Raphael Carrusca/Democrata-SL

Jorge Henrique, de 40 anos, foi campeão mundial com o Corinthians, em 2012. O titular naquela equipe comandada por Tite está no futebol mineiro desde o ano passado. Ele liderou o North Esporte, que venceu a Segundona Mineira (equivalente à terceira divisão estadual). O bom desempenho na equipe de Montes Claros fez Jorge Henrique ser contratado pelo Democrata-SL.

Titular nas seis primeiras rodadas, Jorge Henrique não disputou nenhuma partida completa. Ao todo são 365 minutos em campo, de acordo com as súmulas disponibilizadas no site da Federação Mineira de Futebol. O camisa 10 se lesionou ainda no primeiro tempo do empate com o Tombense, pela 6ª rodada, por isso desfalcou o Jacaré no jogo passado, na derrota em casa para o Athletic.

Somente uma vez como titular

Thiago Ribeiro fez parte do elenco do São Paulo campeão mundial em 2005. Aos 37 anos, o dono da camisa 11 do Democrata jogou ainda menos do que Jorge Henrique. Disputar o Mineiro não é uma novidade para Thiago, que foi campeão pelo Cruzeiro (2009 e 2011) e pelo Atlético-MG, mas em Sete Lagoas se tornou um reserva de luxo.

Nas sete partidas disputadas até o momento, Thiago Ribeiro foi titular somente uma vez, na 2ª rodada, diante do Pouso Alegre. Na ocasião, deixou o jogo aos 12 minutos da etapa final. Em outras cinco vezes, Thiago entrou no decorrer das partidas, duas delas substituindo Jorge Henrique, diante do Villa Nova e do Tombense. Contra o Ipatinga, o camisa 11 ficou no banco de reservas e não foi utilizado. Ao todo, foram 233 minutos jogados em 630 possíveis.

Estreia diante do Cruzeiro

O técnico Wallace Lemos foi contratado durante a semana para assumir a vaga que era de Paulinho Guará. O treinador chega ao Democrata com a missão de evitar o rebaixamento e a estreia diante do Cruzeiro será uma espécie de preparação para a repescagem que vai definir os dois times rebaixados ao Módulo 2. As três equipes com as piores campanhas vão disputar um triangular e somente um clube vai escapar da degola.

Se o Democrata já pensa nos confrontos seguintes, o Cruzeiro entra em campo precisando vencer para garantir um lugar na semifinal do Mineiro. A Raposa está na 2ª colocação do Grupo C, atrás do Tombense pelos critérios de desempate. O Democrata-GV e o Ipatinga ainda estão vivos na disputa.

Cruzeiro