Topo

Copa Libertadores - 2023

Atlético-MG avança na Libertadores em jogo com expulsão e pênalti perdido

Paulinho abriu o placar para o time mineiro, que derrotou o Carabobo por 3 a 1 - Pedro Souza/Atletico
Paulinho abriu o placar para o time mineiro, que derrotou o Carabobo por 3 a 1 Imagem: Pedro Souza/Atletico

Do UOL, em São Paulo

01/03/2023 23h27

O Atlético-MG não bobeou, venceu o Carabobo por 3 a 1 dentro do Mineirão com certa tranquilidade e avançou para a terceira fase da Libertadores depois de empatar sem gols no duelo de ida.

A equipe de Eduardo Coudet mostrou eficiência e dominou quase toda a partida diante dos venezuelanos, que tiveram dificuldade para segurar o ataque adversário.

Hulk e Paulinho, ainda no começo do duelo, balançaram as redes para os mandantes. No fim do 1° tempo, o Galo desligou e viu Pernía diminuir em chute desviado.

O autor do gol do Carabobo, no entanto, acabou expulso na etapa final e freou qualquer tipo de reação por parte dos visitantes, já que Edenílson fez o terceiro e tranquilizou o Mineirão. Vargas ainda perdeu um pênalti.

Com a vitória, o Atlético-MG encara o vencedor de Millonarios x Universidad Católica-EQU na terceira fase, a última antes dos grupos. O jogo ocorre na noite de amanhã.

O time brasileiro volta a campo neste sábado (4), contra o Democrata-GV, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro.

Gols e destaques

Torcida empurra, e Hulk estreia com pé direito. Em um pulsante Mineirão, os mandantes iniciaram a partida atacando os venezuelanos — que tentaram, em vão, ficar com a bola. Maurício Lemos causou o maior lance de perigo até os 10 minutos, mas foi Hulk quem balançou as redes pouco depois. O atacante, que não atuou no jogo de ida, aproveitou toque de cabeça de Paulinho e, de primeira, acertou o alvo com a perna direita em sua estreia na atual edição da Liberta: 1 a 0.

Carabobo dorme e leva o segundo. Não deu tempo nem de os visitantes respirarem por dois minutos antes de o 2° gol enlouquecer o estádio. Pedrinho tabelou com Patrick e, na entrada da área, bateu rasteiro para o francês Vachoux espalmar. No rebote, Paulinho, livre, só teve o trabalho de empurrar para as redes: 2 a 0.

Hulk e Paulinho brilharam no começo da partida e colocaram o Atlético em vantagem - Alessandra Torres/AGIF - Alessandra Torres/AGIF
Hulk e Paulinho brilharam no começo da partida e colocaram o Atlético em vantagem
Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Atlético relaxa, e Everson faz milagre. Os venezuelanos, desesperados pelo empate, saíram para o ataque e chegaram a incomodar a defesa rival. O atacante Apaolaza foi o principal responsável por assustar a zaga brasileira: em um cabeceio após cruzamento de Balza, ele obrigou Everson a fazer linda defesa e evitar nova mudança no placar.

Bobo? Pernía diminui. O Carabobo continuou pressionando os brasileiros e chegou ao gol com Pernía antes do intervalo. O lateral aproveitou um corte na ponta da área, arrumou para a perna esquerda e chutou cruzado: a bola ainda desviou antes de ir para o fundo da meta de Everson — o lance demorou mais de dois minutos para ser validado por uma possível interferência de Apaolaza, que estava em posição de impedimento, mas não atrapalhou a ação do goleiro: 2 a 1.

Pernía olha para Hulk após marcar para o Carabobo na partida contra o Atlético-MG - DOUGLAS MAGNO / AFP - DOUGLAS MAGNO / AFP
Pernía olha para Hulk após marcar para o Carabobo na partida contra o Atlético-MG
Imagem: DOUGLAS MAGNO / AFP

Bobo! Pernía é expulso. A alegria do lateral venezuelano durou pouco. No início do 2° tempo, ele subiu para disputar uma bola com Hulk e atingiu o cotovelo no olho do atacante brasileiro. A arbitragem, rapidamente, parou o jogo e aplicou o segundo amarelo para o atleta, que deixou o seu time com um a menos.

Edenílson tranquiliza e faz o dele. O Atlético até demorou para se aproveitar a vantagem numérica dentro de campo de maneira incisiva, mas controlou o ritmo e ampliou aos 27 minutos. Após boa jogada de Paulinho, Edenílson ficou com a bola dentro da área, limpou a zaga e deslocou Vachoux: 3 a 1.

Vargas chama a responsabilidade, mas erra. Apesar das quatro substituições de Coudet, foi o titular Patrick quem arrancou e conseguiu um pênalti para sua equipe. O meio-campista foi derrubado na ponta esquerda e viu Vargas pegar a bola para a cobrança no lugar de Hulk. O chileno, no entanto, chutou para fora. O lance foi o último de grande perigo dos mandantes antes do apito final.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 3 x 1 CARABOBO - jogo de volta da segunda fase da Libertadores

Data e horário: 1° de março de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Diego Haro (PER)
Assistentes: Michael Orué (PER) e Stephan Atoche (PER)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Cartões amarelos: Hulk, Edenílson, Allan (CAM); Gustavo González, Pernía, Juan Camilo Pérez, Juan Cuesta (CAR)
Cartões vermelhos: Pernía (CAR)
Público: 46.482 torcedores
Renda: R$ 2.290.179,00
Gol: Hulk (CAM), aos 15 min do 1° tempo; Paulinho (CAM), aos 17 min do 1° tempo; Pernía (CAR), aos 47 min do 1° tempo; Edenílson (CAM), aos 27 min do 2° tempo

ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Maurício Lemos (Nathan Silva), Jemerson e Dodô; Allan, Edenilson (Igor Gomes), Patrick (Hyoran) e Pedrinho (Zaracho); Paulinho (Vargas) e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet

CARABOBO: Vachoux; Juan Cuesta, Lujano, Aponte e Pernía; Gustavo González (Bagayoko), Flores, Juan Camilo Pérez, Covea (Sosa) e Balza (Vargas); Apaolaza (Tortolero). Técnico: Juan Tolisano