Topo

Corinthians

Gol de Yuri Alberto foi bem anulado? Ex-árbitros divergem sobre lance

Do UOL, em São Paulo

27/02/2023 10h41

Ex-árbitros ouvidos pelo UOL divergiram sobre o gol anulado de Yuri Alberto no empate entre Corinthians e Santos.

Para Alfredo Loebeling, o gol deveria ter sido validado:

O gol do Yuri Alberto é muito mal anulado. O VAR não tinha nem que chamar. O VAR tem que chamar lances não interpretativos fora do campo visual do árbitro. A Edna, que foi muito mal no jogo, estava bem colocada. Quando o VAR chama, é óbvio que vai induzir a pessoa a mudar sua opinião" Loebeling

Ulisses Tavares também discordou da marcação. "Primeiro, precisamos saber o que a arbitragem marcou. Se impedimento, errou. Se falta, também errou, pois houve contato normal entre dois atletas. Ao meu modo de ver, gol erradamente anulado."

Já para Carlos Eugênio Simon, comentarista da ESPN, a árbitra Edina Alves Batista acertou ao anular o lance após revisar a jogada no VAR:

O gol foi bem anulado. Yuri Alberto está em posição de impedimento e tromba com o adversário, impedindo o mesmo de disputar a jogada. A arbitragem acertou nas três grandes decisões: gol anulado, gol validado e marcação do pênalti" Simon

O que disseram comentaristas de arbitragem:

Na transmissão do Premiere, Sandro Meira Ricci discordou da chamada do VAR e da decisão final.

"A regra diz que a interferência do jogador que está adiantado tem que impossibilitar o jogador adversário de poder jogar a bola e não simplesmente se posicionar no campo. Para mim, quando foi passada já estava muito longe. Quando teve o contato do Yuri no Lucas, a bola já tinha praticamente chegado no jogador do Corinthians. O jogador do Santos não teria condições de jogar a bola. Por isso, para mim, o gol foi mal anulado", disse ele.

Na Record, Renato Marsiglia disse que Edina acertou ao anular o gol de Yuri Alberto.

Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, também concordou com a anulação do gol corintiano.

"Impedimento. Regra: o jogador que se encontra na posição de impedimento está na trajetória do defensor e interfere no movimento, na ação deste em ir disputar a bola, isto será considerado infração. Por isso o gol foi anulado", publicou ela nas redes sociais.

Como foi o lance do gol anulado

  • Yuri Alberto trombou com Lucas Pires e atrasou a chegada dele na marcação a Du Queiroz, que fez o cruzamento para o próprio atacante do Corinthians finalizar para o gol.
  • O VAR entrou em ação para a anulação do gol. A cabine recomendou que Edina revisse a jogada no monitor à beira do campo.
  • A árbitra marcou tiro livre indireto (com o braço erguido) e determinou a anulação da jogada.

O próprio Yuri Alberto admitiu que interferiu na movimentação do marcador santista no lance:

"Era para ter acontecido antes. Mas, sim, teve o meu contato no Lucas, acabei atrapalhando ele e eu estava em uma posição irregular".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado em uma versão anterior do texto, o lance foi anulado por interferência de Yuri Alberto em cima de Lucas Pires, e não de Lucas Braga. O texto foi corrigido.

Corinthians