Topo

Palmeiras

Como foi a parceria de Endrick e Giovani na base do Palmeiras

Endrick e Giovani comemorando gol na Copinha de 2022 - Fabio Menotti/Palmeiras
Endrick e Giovani comemorando gol na Copinha de 2022 Imagem: Fabio Menotti/Palmeiras

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/02/2023 04h00

Enquanto a maior parte das atenções recaem sobre Endrick, de 16 anos, outra promessa do Palmeiras vai conquistando pelas beiradas seu espaço no profissional: o atacante Giovani, de 19.

  • Endrick chegou na base do Alviverde em 2016, aos 11 anos de idade. Já Giovani está no clube desde 2014.
  • Apesar da diferença de idade, eles conquistaram juntos quatro títulos oficiais na base: o Paulista sub-15, em 2019; o Paulista sub-20, em 2021; além do Brasileiro sub-20 e da Copinha, em 2022.
  • O histórico também mostra que ambos foram protagonistas em campo. Giovani foi o artilheiro geral da base do Palmeiras em 2020, e Endrick explodiu mesmo sendo muito novo.

A conquista inédita da Copa São Paulo, no ano passado, foi um grande holofote para as duas joias palmeirenses. Os dois se destacaram durante toda a campanha, mostraram entrosamento em campo e fizeram, juntos, dez gols no torneio — seis de Endrick e quatro de Giovani. Ambos, inclusive, marcaram na goleada por 4 a 0 sobre o Santos, na final.

Eles também despertaram o interesse do futebol europeu. Antes de Endrick ser vendido ao Real Madrid em negócio que pode ultrapassar R$ 400 milhões, o Ajax (HOL) tentou a contratação de Giovani, mas a diretoria palmeirense não aceitou liberá-lo por menos da multa de R$ 367 milhões.

O caminho de ambos no profissional possui certas diferenças. Por ser da safra de 2004, Giovani foi introduzido aos poucos no time principal. Ele fez parte do elenco campeão da Libertadores de 2020 e foi fazer a sua estreia em março de 2021, no Campeonato Paulista.

  • Desde então, Giovani passou a alternar entre a base e o profissional. As oportunidades fizeram com que ele pudesse adquirir experiência sem precisar pular etapas na formação.
  • O camisa 17 foi submetido a uma cirurgia no tornozelo direito no ano passado e perdeu mais da metade da última temporada até se recuperar plenamente.
  • Endrick, por sua vez, é a própria "vítima" de sua ascensão meteórica. Após encantar o Brasil e o mundo com seus feitos e conquistas na base, ele estreou no profissional com apenas 16 anos na campanha do título do Brasileirão de 2022, levando a torcida ao delírio.
  • Porém, a cobrança acompanha a expectativa criada.
  • Querendo contar com Endrick e Giovani no início da temporada, o Palmeiras pediu a liberação dos dois do Sul-Americano sub-20.

As duas crias da Academia começam 2023 em patamares distintos. Endrick é titular e Giovani é opção na reserva, mas ambos buscam evoluir para se firmarem na equipe comandada por Abel Ferreira.

Os dois ainda não balançaram a rede na nova temporada, mas Giovani já aproveitou uma oportunidade e foi o grande destaque da vitória de ontem (1) sobre o Mirassol dando as assistências para os dois gols do Palmeiras.

A evolução de ambos no time principal ainda é uma incógnita e dependerá de seus rendimentos no gramado. Mas se a carreira no profissional seguir os rumos da base, a parceria entre eles promete ser um grande trunfo para o Alviverde.

Palmeiras