Topo

Gabi e Pedro mantêm boa fase no Fla mesmo sem um jogo inteiro juntos no ano

Pedro e Gabigol celebram gol do Flamengo: dupla segue afiada - Sergio Moraes/Reuters
Pedro e Gabigol celebram gol do Flamengo: dupla segue afiada Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/01/2023 04h00

Quando o Flamengo decidiu pela troca de Dorival Jr por Vítor Pereira, muito se questionou se Gabigol e Pedro continuariam jogando juntos. O português disse que era possível e, apesar de ainda não terem completado 90 minutos lado a lado na temporada, os dois mantiveram a boa fase.

  • Adaptando as funções para atuarem juntos no ano passado, Gabi e Pedro fecharam 2022 empatados na artilharia do Fla com 29 gols. Eles foram decisivos nos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.
  • Pedro, porém, deu sete assistências, enquanto o atual camisa 10 deu cinco.
  • Pedro completou 90 minutos pela primeira vez em 2023 na goleada sobre o Nova Iguaçu, na última rodada do Carioca.
  • Ele foi substituído ao longo dos dois jogos anteriores. VP admitiu que tinha preocupação com uma lesão, já que o atacante voltou depois dos companheiros os treinos.
  • Já Gabigol atuou nas duas primeiras partidas, contra Portuguesa e Madureira, o tempo inteiro. Diante do Nova Iguaçu, foi acionado a partir do intervalo -- e marcou dois gols.
  • Pedro já tem três gols e duas assistências em 2023. Ele assumiu a camisa 9 depois de Gabigol, com três bolas na rede no ano, ficar com a 10. As novas camisas, porém, não mudaram o bom momento.

"Eu estou preocupado com o Pedro. Ele tem menos tempo de treino e estou preocupado que ele não se lesione. Vêm finais para jogar e ele não está naturalmente pronto para jogar 90 minutos passados três dias", disse VP depois do empate com o Madureira na última semana.

A dupla de atacantes segue batendo recordes enquanto ganha a confiança do novo treinador.

  • Com 136 gols, Gabi se tornou o 11º maior artilheiro da história do Flamengo, ultrapassando Tita.
  • Contra o Nova Iguaçu, o camisa 10 marcou dois gols em uma mesma partida no Fla pela 24ª vez.
  • Pedro já é o terceiro maior artilheiro do Flamengo no século. Ele igualou Renato Abreu, com 73 gols.
  • O camisa 9 também se tornou o segundo maior artilheiro da história do Novo Maracanã. São 51 gols, sendo 40 pelo Flamengo.
Pedro - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Pedro, do Flamengo, comemora seu gol contra o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca 2023
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

VP demorou a encaixar dois centroavantes

No Corinthians, inicialmente VP dizia que Róger Guedes e Yuri Alberto não poderiam ser titulares juntos porque a equipe perderia compactação defensiva.

Meses depois, a dupla se tornou destaque no clube paulista.

"Normalmente eu digo que prefiro o jogador que tem ambição. Eu já trabalhei com vários níveis de jogadores na minha carreira, e a grande diferença é a ambição, mesmo depois de ganhar muitos títulos. O outro aspecto é a competitividade, portanto, com essa competição quem vai se beneficiar é o Flamengo. Provavelmente, sim [Gabi e Pedro podem jogar juntos], por que não?", disse VP na apresentação no Fla.

O Fla, vale lembrar, ainda ganhará o reforço de Bruno Henrique ao longo do ano. O atacante sofreu uma lesão multiligamentar, a pior de sua carreira, e deve voltar aos gramados no segundo semestre de 2023. A lesão abriu espaço para a dupla de atacantes ganhar a titularidade em parceria.