Topo

Copa do Brasil - 2023

Por que última vaga da Copa do Brasil foi definida com sorteio? Entenda

Sorteio da sede da CBF definiu o Criciúma como participante da Copa do Brasil - Thais Magalhães/CBF
Sorteio da sede da CBF definiu o Criciúma como participante da Copa do Brasil Imagem: Thais Magalhães/CBF

Do UOL, em São Paulo

16/01/2023 18h53

O Criciúma ficou com a última vaga para a Copa do Brasil 2023 após sorteio realizado pela CBF, que contava também com o Guarani.

  • Criciúma e Guarani estavam empatados Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC);
  • O evento aconteceu na tarde de hoje e contou com representantes de ambos os clubes, assim como das respectivas federações;
  • As diretorias se manifestaram contrárias à decisão, buscaram alternativas (chegou a ser sugerido um jogo entre as equipes), mas o sorteio acabou marcado.

Os clubes estavam empatados na 33ª colocação do ranking, com 4.128 pontos, e disputaram a décima e última vaga via RNC. Na última edição da Série B, o Criciúma terminou em oitavo lugar, enquanto o Guarani ficou na décima colocação.

Como não há criterio de desempate estabelecido pela CBF, a entidade optou pelo sorteio. A medida, porém, desagradou a ambos os clubes, que cogitaram inclusive a disputa de um jogo-desempate.

A CBF anunciou que irá extinguir as vagas para a Copa do Brasil via ranking a partir de 2024. Para evitar novas polêmicas, a entidade mudará o formato de classificação.

O formato da Copa do Brasil

A competição conta com 92 clubes e tem participantes de todos os Estados do país. Na primeira fase, 80 equipes entram em campo para jogo único em disputa por uma vaga na segunda fase.

Além dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e da Série B do Campeonato Brasileiro, os clubes participantes da Libertadores entram na terceira fase da competição. O início da Copa do Brasil 2023 está previsto para 22 de fevereiro.