Topo

Boletim médico diz que Pelé está melhorando, mas não tem previsão de alta

Pelé, tricampeão do mundo com a seleção brasileira - Friedemann Vogel/Getty Images
Pelé, tricampeão do mundo com a seleção brasileira Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

12/12/2022 12h11

O Hospital Albert Einstein divulgou um novo boletim médico, hoje (12), com atualizações sobre a saúde de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O documento afirma que o Rei do futebol segue apresentando melhora em seu estado clínico, principalmente da infecção respiratória que o acomete, mas que não possui previsão de alta.

"Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein no último dia 29 para uma reavaliação do tratamento quimioterápico do tumor de colón, identificado em setembro de 2021. Ainda sem previsão de alta, o paciente continua apresentando melhora do estado clínico, em especial da infecção respiratória. Segue em quarto comum, consciente e com sinais vitais estáveis", anuncia o boletim.

Aos 82 anos, Pelé está internado no local desde o dia 29 de novembro. Após ter diagnosticado um câncer de cólon em setembro de 2021 e realizado cirurgia para retirada do tumor, o maior jogador da história do futebol passa por exames periódicos de acompanhamento. Em fevereiro deste ano, o Rei teve uma infecção urinária e ficou internado no Einstein por cerca de duas semanas até ser liberado.

O novo documento foi publicado após cinco dias sem novas informações sobre a recuperação de Pelé. O último boletim tinha sido divulgado na última terça-feira (6) e dizia que ele seguia evoluindo com melhora progressiva do estado geral de saúde.

Nesta manhã, Kelly Nascimento, uma de suas filhas, publicou registros nas redes sociais de sua visita ao pai no hospital. Ela, que mora nos Estados Unidos, retornou ao Brasil e compartilhou uma foto segurando uma mão de Pelé. De acordo com apuração do UOL, sua vinda ao país no final do ano já estava prevista.

Desde que voltou a ficar internado no Einstein, o estado de saúde do ídolo brasileiro gerou preocupação. No entanto, os boletins médicos do hospital e as publicações dos filhos e do próprio Pelé nas redes sociais tranquilizaram sobre a situação. O tricampeão mundial, inclusive, desejou boa sorte à seleção brasileira antes das oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar e afirmou que assistiria à partida contra a Coreia do Sul diretamente do hospital — o UOL seguiu o Rei e acompanhou o duelo na portaria.

O Rei vem recebendo diversas homenagens tanto na porta do hospital como do outro lado do planeta. Um grupo de 100 torcedores fez vigília por ele em frente ao Einstein, dois indianos foram "comprovar" que ele estava vivo e os jogadores da seleção brasileira estenderam uma faixa com seu rosto após a classificação para as quartas de final do Mundial do Qatar.

Após a eliminação do Brasil diante da Croácia, Pelé voltou a se pronunciar para parabenizar Neymar por ter igualado seu recorde de gols e também mandar uma mensagem de apoio.