Topo

Pelé parabeniza Neymar por recorde igualado e manda mensagem de apoio

Neymar durante a decisão por pênaltis entre Brasil x Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar - Gabriel Bouys/AFP
Neymar durante a decisão por pênaltis entre Brasil x Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Gabriel Bouys/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

09/12/2022 19h31

Classificação e Jogos

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, mandou uma mensagem a Neymar após a eliminação da seleção brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. Aos 82 anos, o Rei do futebol está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a semana passada, mas não deixou de se pronunciar nas redes sociais em apoio ao atual camisa 10 depois que o Brasil foi derrotado nos pênaltis pela Croácia.

No Instagram, Pelé parabenizou Neymar por ter igualado seu recorde de gols pelo escrete canarinho — de acordo com as contas da Fifa. O jogador de 30 anos chegou a 77 gols com a amarelinha em 124 jogos disputados. O ídolo brasileiro ainda disse que o legado do atual camisa 10, que também foi revelado pelo Santos, está longe da acabar.

"Eu te vi crescer, torci por você todos os dias e finalmente posso lhe parabenizar por igualar meu número de gols com a Seleção Brasileira. Nós dois sabemos que isso é muito mais do que um número. O nosso maior dever, como atletas, é inspirar. Inspirar nossos colegas de profissão de hoje, as próximas gerações e, acima de tudo, inspirar todos que amam o nosso esporte", iniciou Pelé.

Na sequência, o Rei seguiu exaltando Neymar e manifestou sua solidariedade pela derrota no Qatar. "Infelizmente o dia não é o mais feliz para nós, mas você sempre será fonte de inspiração que muitos almejam se tornar. Eu aprendi que quanto mais o tempo passa, mais o nosso legado cresce. Meu recorde foi estabelecido há quase 50 anos, e ninguém tinha conseguido se aproximar dele até agora. Você chegou lá, garoto. Isso valoriza a grandeza da sua conquista", escreveu.

"Porém, você sabe, assim como eu, que nenhum número é maior que a alegria de representar nosso país. Tenho 82 anos, e depois de tanto tempo, espero ter lhe inspirado de alguma forma para chegar tão longe. Mais que isso, espero que a sua conquista contagie as milhões de pessoas que te seguem a desafiarem o que parece impossível", acrescentou Pelé.

Por fim, o maior jogador de futebol da história incentivou Neymar a seguir em frente. "O seu legado está longe de chegar ao fim. Continue nos inspirando. Eu continuarei dando socos no ar de felicidade com cada gol que você fizer, como fiz em todas as partidas que vi você em campo", concluiu Pelé.

Após a queda do Brasil, o jogador do PSG não garantiu que disputará a próxima Copa do Mundo e cogitou se aposentar da seleção. Neymar, que terá 34 anos em 2026, afirmou que precisará pensar sobre o seu futuro no escrete canarinho.

Quem deve assumir a seleção brasileira após a saída de Tite?

Enquete encerrada

Total de 4618 votos
32,87%
WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
31,42%
Divulgação/Manchester City
8,38%
Reprodução/SporTV
5,72%
GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO
5,31%
Thiago Ribeiro/AGIF
5,20%
Gil Gomes/AGIF
4,22%
Lucas Uebel/Gremio FBPA
2,38%
Alessandra Torres/AGIF
1,84%
Jorge Rodrigues/AGIF
1,54%
Matthias Hangst/Getty Images
1,13%
Ettore Chiereguini/AGIF