Topo

Pelé está em pleno controle das funções vitais, diz boletim médico

Beatriz Cesarini e Gabriela Brino

Do UOL, em São paulo

30/11/2022 14h44

De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde Pelé está internado desde ontem (29), o Rei do Futebol passou por uma reavaliação do tratamento quimioterápico do tumor de colón identificado em setembro de 2021. Ele está estável, em pleno controle das funções vitais. O comunicado foi enviado às 14h40 (de Brasília).

"Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein ontem (29) para uma reavaliação do tratamento quimioterápico do tumor de colón identificado em setembro de 2021. Após avaliação médica, o paciente foi levado a um quarto comum, sem necessidade de internação, em uma unidade semi-intensiva ou UTI. O ex-jogador está com pleno controle das funções vitais e condição clínica estável", escreveu o Hospital no comunicado assinado pelos médicos Fábio Nasri, geriatra e endocrinologista, René Gansl, oncologista, e pelo diretor-superintendente médico e serviços hospitalares do Albert Einstein Miguel Cendoroglo Neto.

Pelé foi diagnosticado com câncer em setembro de 2021, ao fazer exames de rotina no mesmo hospital em que está internado hoje. Na ocasião ele passou por cirurgia para retirada do tumor e voltou para casa depois de um mês. Desde então ele faz tratamento quimioterápico, tendo que voltar ao centro médico todo os meses para fazer exames periódicos de acompanhamento. Segundo a família do ídolo, são estes exames o motivo da internação desta semana.

"Ele está bem, são só exames mesmo que ele faz no Einstein. Está tudo sobre controle, pelo que sei", tranquilizou o filho Joshua Nascimento por volta das 12 horas (de Brasília) de hoje (30), em resposta ao UOL Esporte.

"Meu pai está internado, regulando medicamento. Não estou pulando em um voo para correr lá", escreveu a filha Kelly Nascimento nas redes sociais. "Os meus irmãos estão no Brasil visitando, eu vou no Ano-Novo. Não tem surpresa e nem emergência, agradecemos todo carinho e amor que vocês transmitem", completou.

Rei tem câncer no cólon

Em setembro de 2021, Pelé foi ao hospital fazer seus exames de rotina anuais, que estavam atrasados por causa da pandemia. Durante a bateria de testes, os médicos descobriram um tumor no cólon direito, na região do intestino grosso, e então foi decidido pela operação.

O Rei do Futebol foi diagnosticado com uma infecção urinária em fevereiro desde ano, durante outra bateria de exames de rotina. Ficou internado por duas semanas até ser curado e receber alta.

Antes do câncer, nos últimos anos Pelé já havia passado por algumas cirurgias no quadril e por outros problemas de saúde, o que dificulta principalmente sua locomoção. Seu filho Edinho chegou a dizer que as limitações teriam deixado o Rei deprimido. De modo geral, desde a pandemia o tricampeão mundial tem diminuído suas aparições públicas.

  • Os colunistas do UOL comentam ao vivo os destaques da Copa do Mundo na live especial de UOL Esporte. Assista: