Topo

Sub-20: Joias de Palmeiras e Fla têm missão de impressionar Abel e Dorival

Jonathan e Victor Hugo: promessas de Palmeiras e Flamengo na final da Copa do Brasil sub-20 - Fábio Menotti - Palmeiras / Gilvan de Souza - Flamengo
Jonathan e Victor Hugo: promessas de Palmeiras e Flamengo na final da Copa do Brasil sub-20 Imagem: Fábio Menotti - Palmeiras / Gilvan de Souza - Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

11/11/2022 17h00

Títulos brasileiros, de Libertadores, Copa do Brasil... Palmeiras e Flamengo têm vivido uma hegemonia nos últimos anos no país. Com fortes investimentos, paulistas e cariocas são presenças constantes nas disputas por campeonatos e seguem austeros. Na base, os clubes também têm feito um bom trabalho e decidem amanhã (12), às 11h, na Arena Barueri (SP), a Copa do Brasil sub-20 com jovens promessas que terão pela frente a dura missão de conseguir um espaço nos elencos milionários do profissional.

O Palmeiras tenta uma tríplice coroa na categoria. O time do técnico PV Guimarães conquistou a almejada Copinha, sobre o Santos, em janeiro. E, em setembro, bateu o Corinthians para ser o campeão brasileiro.

Mas alguns dos principais jogadores dessas duas conquistas já não fazem parte do grupo que fará a decisão na cidade da Grande São Paulo. A começar por Endrick, que agora faz parte definitivamente do elenco profissional. O centroavante balançou as redes nas duas decisões vencidas pelo time no ano.

Mas não é só ele. Destaque na Copa São Paulo, Gabriel Silva está emprestado ao Santa Clara (POR), junto com Pedro Bicalho, volante que foi um dos capitães daquela equipe campeã em janeiro.

O lateral Vanderlan é mais um que não entra em campo amanhã, pois se tornou o reserva imediato de Piquerez no profissional. Mesmo caso de Fabinho, volante. O atacante Giovanni é mais um integrado aos profissionais e sua "descida" ao sub-20 também é improvável.

Por outro lado, o lateral-direito Garcia, que atuou até na Libertadores de 2021 pelo Verdão, deve aparecer na partida contra o Fla como titular.

A tendência é que o Palmeiras jogue com a mesma equipe que bateu o Internacional na semifinal. E mesmo entre eles, há muitos que já atuaram ou treinaram com frequência no time de Abel Ferreira.

São os casos dos zagueiros Henri e Naves, do lateral Michel, que também atua na zaga, o meia/volante Pedro Lima e os atacantes Kevin e Vitinho.

Dois outros nomes merecem muita atenção: o goleiro Kaique pode ser o caminho de retomada de formação de grandes jogadores de posição da Academia Alviverde de Goleiros.

E o meia Jhon Jhon também mostrou lampejos de que pode vir a ser grande como profissional. O jogador foi citado por Gustavo Scarpa como alguém que poderia chegar ao grupo profissional para preencher a lacuna que sua saída deixará.

No Flamengo, muitos dos garotos sub-20 estão podendo sentir o gostinho do que é ser profissional nesta reta final de temporada. Após as conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, o técnico Dorival Júnior decidiu dar um descanso para as principais estrelas e têm pinçado os "Garotos do Ninho" para os últimos compromissos do Campeonato Brasileiro.

Algumas das apostas do treinador têm dado resposta, casos, principalmente, do meia Victor Hugo e dos atacantes Matheus França e Werton.

Aos 18 anos, Victor Hugo foi o mais utilizado nos profissionais na temporada. Foram 37 jogos e três gols, tendo participado de oito jogos na Libertadores, incluindo a final contra o Athletico-PR em Guayaquil. Com passagens por seleções brasileiras de base, ele carrega no currículo, nas categorias inferiores, o Brasileiro sub-17 e a Copa do Brasil sub-17, entre outros.

Matheus França, também de 18, evoluiu ao longo da temporada e vem ganhando mais espaço. Foram 23 jogos no profissional nesta temporada e seis gols no total, sendo o último recentemente, na derrota para o Corinthians por 2 a 1.

Quem deu seu recado agora foi Werton, de 19 anos, que entrou no segundo tempo da partida contra o Juventude, na última quarta-feira (9), e fez o gol de empate para o Flamengo aos 45 minutos do segundo tempo. Sua participação, inclusive, o credenciou para estar entre os profissionais no jogo de hoje, contra o Avaí, no Maracanã (RJ).

Após um consenso entre as comissões técnicas do profissional e do sub-20, ficou estabelecido que Victor Hugo, Matheus França e Mateusão, que estavam no time de cima, irão "descer" para reforçar os Garotos do Ninho na final da Copa do Brasil contra o Palmeiras.

No ano passado, muitos destes garotos do Flamengo encararam três vezes o Palmeiras no sub-17 e venceram todas, incluindo uma goleada histórica de 7 a 3. As outras foram por 2 a 1 e 5 a 3. Matheus França, por exemplo, fez seis gols, e Victor Hugo, dois.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do publicado, o jogo entre Palmeiras e Flamengo será amanhã (12) e não hoje (11). A informação foi corrigida.