Topo

Santos

Santos empata, fica longe da Libertadores e rebaixa Avaí para a Série B

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

05/11/2022 18h33

Precisando vencer para continuar sonhando com a vaga na Libertadores, o Santos decepcionou na tarde deste sábado (5) contra o Avaí. O time paulista saiu na frente logo aos 4 minutos com Marcos Leonardo, mas recuou demais e permitiu o empate da equipe catarinense aos 6 minutos do segundo tempo, com Raniele, pela 36ª rodada do Brasileirão.

O 1 a 1 é ruim para o Santos, que vai a 47 pontos, se mantém na 12ª posição e vê as chances de classificação para a Libertadores diminuírem. Para o Avaí, o resultado é pior ainda, já que o empate decretou o rebaixamento do clube, que vai jogar a Série B em 2023. Com 29 pontos, a equipe de Florianópolis é a penúltima na tabela.

Na próxima rodada, na Ressacada, o Avaí recebe o Ceará, na quarta-feira (9), às 19h. Já o Santos vai até o Rio de Janeiro na quinta-feira (10), jogar contra o Botafogo, às 20h.

O jogo

Com menos de 2 minutos, Marcos Leonardo foi derrubado na área. Após checagem do VAR, o pênalti foi marcado e o próprio camisa 9 bateu para abrir o placar.

O gol cedo, que poderia estimular o Santos a tentar garantir a vitória ainda no primeiro tempo, teve efeito inverso. O time paulista resolveu especular na defesa, para explorar os contra-ataques. Mas não conseguiu aproveitar. Marcos Leonardo ficou isolado, Angelo e Lucas Braga pouco apareciam. Assim, o Avaí só não empatou porque João Paulo salvou cabeçada de Marcinho e evitou o gol.

Precisando ganhar para evitar o rebaixamento nesta rodada, os catarinenses seguiram no campo de ataque e pressionaram em busca do empate. O resultado da postura ofensiva veio no início da etapa final. Raniele tomou a frente de Madson, invadiu a área e contou com o desvio em Luis Felipe para empatar aos 6 minutos do segundo tempo.

Valente, o time do Avaí seguiu em cima, e só não virou porque João Paulo fez ótima defesa em chute de Raniele. Na parte final, o jogo ficou aberto. Orlando Ribeiro tirou Camacho e Bruno Oliveira e promoveu as entradas de Rwan e Luan. Vladimir fez ótima defesa em chute de Angelo. Luan também obrigou Vladimir a boa defesa em chute de fora da área.

Nos minutos finais, os goleiros brilharam mais uma vez. Vladimir salvou o Avaí e João Paulo impediu o Santos da derrota. Mas o placar não se alterou. E o Santos deixou o gramado da Arena Barueri sob vaias da torcida.


Quem foi bem

Raniele. O volante do Avaí se desdobrou em campo. Ajudava na marcação e saía para o jogo. Fez o gol de empate do time catarinense e por pouco não marcou o segundo.

Live do Santos


Quem foi mal

Madson. Vacilou e deixou Raniele invadir a área no lance que gerou o empate do Avaí.

Atuação Santos

O time conseguiu um gol antes dos 5 minutos de jogo e poderia ter aproveitado a falta de confiança do Avaí para pressionar e ampliar a vantagem. Mas optou por tentar administrar o jogo. Resultado: viu a vantagem ir embora no fim do primeiro tempo. E por pouco não levou a virada. Na parte final da segunda etapa, voltou a tentar o segundo gol. Sem muita organização, não conseguiu pressionar o Avaí de maneira efetiva.

Cronologia

Marcos Leonardo, de pênalti, aos 4 minutos do primeiro tempo. Raniele, aos 6 minutos do segundo tempo (Avaí).

FICHA TÉCNICA

SANTOS 1 X 1 AVAÍ

Motivo: Campeonato Brasileiro
Local: Arena Barueri, em Barueri (São Paulo)
Data: 5 de novembro
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Jean Marcio dos Santos (RN)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Rodrigo Fernández e Luiz Felipe (Santos)
Gols: Marcos Leonardo, aos 4' minutos do primeiro tempo (Santos); Raniele, aos 6' minutos do segundo tempo (Avaí)

SANTOS: João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Rodrigo Fernández (Sandry), Camacho (Rwan) e Bruno Oliveira (Luan); Angelo, Marcos Leonardo e Lucas Braga (Lucas Barbosa). Técnico: Orlando Ribeiro.

AVAÍ: Vladimir; Thales, Wellington, Lipe e Natanael; Lucas Ventura, Raniele (Jean Cléber), Bruno Silva (Eduardo) e Vitinho (Muriqui); Marcinho (Felipinho) e Pablo Dyego (Gaspar). Técnico: Fabrício Bento.

Santos