Topo

Santos

Santos e Portuguesa fecham acordo por Canindé; estádio ganha reforma da FPF

Estádio do Canindé - Eduardo Anizelli/ Folhapress
Estádio do Canindé Imagem: Eduardo Anizelli/ Folhapress

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/11/2022 14h56Atualizada em 01/11/2022 16h49

Santos, Portuguesa e Federação Paulista de Futebol (FPF) fecharam acordo hoje (1) pela reforma do Canindé. O Peixe usará o estádio da capital em algumas partidas em 2023.

O contrato foi assinado minutos antes do sorteio dos grupos do Campeonato Paulista e anunciado por Antonio Carlos Castanheira, presidente da Lusa.

"Mexeremos nas numeradas do Canindé, na iluminação, no gramado e nos vestiários. Tudo isso já para o Campeonato Paulista. A reforma começa no ano que vem. O Santos poderá até a jogar a Sul-Americana no Canindé. O Rueda [Andres, presidente do Santos] vai ver quais jogos fará no Canindé. Bem provável que o Santos faça alguns jogos já do Campeonato Paulista no Canindé", disse Castanheira.

"O Santos teria que pagar um aluguel para jogar em algum lugar. Esses valores serão retidos pela FPF, assim como a bilheteria das numeradas em jogos da Portuguesa. Para que, num espaço curto de tempo, a gente abata o débito das reformas executadas. Só a bilheteria da numerada fica retida em jogos da Portuguesa, além da bilheteria dos jogos do Santos. O Santos não precisará pagar aluguel. Depois de abatermos o pagamento da reforma, vamos renegociar com o Rueda para fechar um acordo mais longo entre Santos e Portuguesa para o Canindé ser a casa do Santos em São Paulo", completou.

O primeiro orçamento para a reforma necessária foi de R$ 30 milhões. Santos e Portuguesa reviram as prioridades e chegaram ao preço de R$ 10 milhões. Com esse novo valor, a FPF topou ajudar.

Sem o Pacaembu, o Santos teve dificuldade para mandar jogos na cidade de São Paulo nesta temporada. O Canindé será importante não apenas para privilegiar o torcedor da capital, mas principalmente quando o Peixe iniciar as obras de sua arena em Santos. A previsão é que isso ocorra no primeiro semestre de 2023.

"Esse sempre foi o nosso compromisso, de atender o nosso grande público em São Paulo e com esse apoio da Federação, do presidente Reinaldo Bastos, vamos ter jogos, no mínimo, uma vez ao mês. Já vínhamos tratando esse projeto com o presidente Castanheira há mais de um ano e será um projeto bom para todos", comentou Rueda, em nota oficial.

"Será a nossa casa, um local de fácil acesso, que facilitará muito o engajamento da nossa torcida", complementou.

Portuguesa otimista

O presidente Antonio Castanheira está animado com a volta da Lusa à elite do futebol paulista. O objetivo é continuar na primeira divisão e, quem sabe, beliscar vaga na Série D.

"É um momento especial para a Portuguesa, voltaremos a disputar a elite do estadual, o que pode significar um investimento maior no futebol. Em conjunto com o Toninho Cecílio, estamos trabalhando arduamente para a construção do elenco que jogará o Paulistão. Sabemos das dificuldades, mas queremos fazer uma campanha segura, fincar raízes entre os principais clubes do estado e buscar uma vaga na Série D", projetou Castanheira.

Santos